PETRÓPOLIS. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a equipe da Secretaria Estadual de Defesa Civil de São Paulo na manhã desta sexta-feira (03/03). O objetivo do encontro foi a troca de experiências em ações desenvolvidas por Petrópolis durante e após a tragédia, para mitigação de riscos, já que o litoral norte do Estado de São Paulo foi atingido por forte chuva no dia 19 de fevereiro deste ano.
“Nossa ida ao Estado de São Paulo nas ações de resposta em apoio ao ocorrido em São Sebastião é nosso dever neste momento. O município de Petrópolis é solidário a toda e qualquer tragédia ao redor do mundo. Aonde for possível darmos as mãos, lá estaremos. Recebemos muita ajuda em fevereiro e março de 2022, durante a tragédia de Petrópolis, com isso aprendemos e estamos em constante construção de uma cidade mais estruturada para o enfrentamento do verão de cada ano”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.
Também esteve presente na reunião a Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que participou da integração e contribuiu com o olhar mais abrangente acerca da tomada de decisões que o Estado de São Paulo pode fazer por seus municípios.
“A Secretaria Estadual de cada região é importante para os municípios abrangentes da área de atuação. Quando o município excede a capacidade de atuação, é o momento do acionamento do Estado para o auxílio da gestão do desastre. O Estado colabora em diversas frentes, de acordo com as necessidades apontadas pelo município”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Tenente Coronel Gil Kempers.
Entre os temas abordados na reunião, os principais foram o resumo dos eventos meteorológicos ocorridos em fevereiro e março de 2022 em Petrópolis, a apresentação do quantitativo de vistorias técnicas realizadas por conta da tragédia, o trabalho desenvolvido com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários, a organização dos pontos de apoio e abrigos, o projeto Mapeamento Participativo de rotas de fuga nas comunidades, o Plano de Contingência do município de Petrópolis e o Protocolo de Inundação desenvolvido ao longo do último ano, o mapeamento de polígonos de risco remanescente que auxiliaram na interdição emergencial, iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR 2030) - Construindo Cidades Resilientes, o Conselho e Fundo de Defesa Civil no município, a contratação de efetivo operacional e viaturas para atuação no verão e ações integradas por meio do CIMOP, como é realizada a comunicação de emergência e a contratação do efetivo operacional para apoio à tragédia.
Fornecimento do sistema de gestão para São Sebastião
Em prol da organização da crise gerada por conta das chuvas do dia 19 de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, cedeu o sistema de gestão de Defesa Civil desenvolvido pelo Departamento Técnico da Prefeitura para a cidade de São Sebastião. Para a implementação do sistema, a equipe da Defesa Civil de Petrópolis e a Coordenadoria de Defesa Civil de São Sebastião, nesta sexta-feira (03/03), estiveram reunidos de forma virtual para abordar as funcionalidades da plataforma, que permite a contabilização de registros de ocorrências e o gerenciamento por categorias.
Entenda a tragédia em São Sebastião
No dia 19 de fevereiro, São Sebastião e outras cinco cidades do litoral-norte de São Paulo foram assoladas por uma chuva intensa, caracterizada como evento meteorológico extremo, se tornando uma das maiores registradas na história do país em 24h (626 mm) de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Até a mais recente atualização divulgada pelo Boletim da Prefeitura de São Sebastião, 58 pessoas vieram a óbito, 2.251 estão desalojadas e 1.815 desabrigadas em toda a área.
Leia também:
Estado formaliza transferência de obras para a Prefeitura de Petrópolis
Frota de ambulâncias do Samu é renovada em Petrópolis
CPTrans começa a instalação das placas indicando o videomonitoramento de trânsito
Defesa Civil de Petrópolis contabiliza 8 ocorrências com a chuva em 24 horas
Defesa Civil de Petrópolis está em São Sebastião para prestar apoio na resposta às chuvas
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.