Evento volta a ter cerimônia presencial
 

  

PETRÓPOLIS. Depois de três anos, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), realizou, presencialmente, na noite de sábado (18), a solenidade de entrega do 13º Prêmio Guerra-Peixe de Cultura de Petrópolis, a mais importante premiação de reconhecimento do cenário cultural da cidade e o principal do interior do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no Teatro Santa Cecília reunindo destaques da cultura petropolitana.

 

Durante a premiação, que mostrou uma cidade que respira cultura, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou novos investimentos para a área. “Este é o momento de parabenizar não só os que ganharam a estatueta, mas a todos aqueles que participam e fazem a cultura da nossa cidade. Nosso governo, através do IMC, está empenhado em expandir, cada vez mais, as ações da cultura da nossa cidade. Por isso, para este ano, estamos dobrando o orçamento desse setor e temos mais uma série de projetos que vão contribuir para devolvermos os equipamentos culturais da cidade à população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Os trabalhos premiados foram referentes aos anos de 2021 e 2022 nas seguintes categorias: Música Erudita, Música Popular, Teatro, Dança, Artes Plásticas, Literatura, Comunicação, Audiovisual e Produção Cultural. Além de  homenagens em outras três: Notório Conhecimento concedido a profissional, empresa ou grupo que realizou serviços à cidade ao longo dos anos; Especial, que é concedido a profissional, empresa ou grupo que se destacou no setor cultural; e Janela para Saudade, que homenageia postumamente todos aqueles profissionais ligados à cultura petropolitana falecidos no decorrer do ano.

 

“Esse é um momento de muita emoção que demonstra o comprometimento do nosso governo com o setor cultural. Agradecemos ao prefeito Rubens Bomtempo pela sensibilidade e clareza que ele tem da importância da cultura, da memória e da arte para a sociedade petropolitana. A Prefeitura tem garantido todo apoio para os projetos e atividades culturais que estamos desenvolvendo”, disse a presidente do IMC, Diana Iliescu.

 

O Prêmio Maestro Guerra-Peixe é realizado pela Prefeitura desde 2009, com o objetivo de homenagear os principais agentes culturais do município. A solenidade de entrega acontece sempre no dia 18 de março, data de aniversário do maestro César Guerra-Peixe.


 

Conheça os premiados:

 

Categoria Música Popular

Marco Aureh, pelo álbum Medieval Contemporâneo com a Banda Lummen

 

Música Erudita

Rodrigo D´ávila, pela Trilha de encerramento dos Jogos Estudantis Brasileiros 2021

 

Teatro

Coletivo Denegrindo, pelo espetáculo “Raízes”

 

Dança

Cia Corpoiesis, pelo espetáculo “Fragmentos de Amor”

 

Artes Visuais

Josiana Oliveiras e Claudio Partes, pela organização da Exposição “Mulher de Ninguém” -

 

Literatura

Ataualpa A. P. Filho, pelo livro “Tragam a Túnica Nova”

 

Comunicação

Nelson Kuster, pelo programa “Cinco Clássicos”

 

Audiovisual

Raquel Theo, pela direção e atuação da websérie, “Lendas do Rio São Francisco para crianças (de todas as idades)”

 

Produção Cultural

Simone Gonçalves, pela produção da 11 e 12 Mostra de Teatro de Petrópolis

 

Categoria Especial

Academia Petropolitana de Letras

Escola de Música Santa Cecília

 

Notório Reconhecimento

Joaquim Eloy




Leia também:


Prefeitura de Petrópolis entrega restauração do Relógio das Flores na programação dos 180 anos de fundação da cidade



 Palácio Itaboraí terá roda de conversa sobre graduação em música com universitários  


Prêmio Guerra-Peixe homenageia os destaques da cultura em Petrópolis 


Espetáculo “Órfãos” chega a Petrópolis em abril



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE