PETRÓPOLIS. A cidade está entre os 15 municípios do Estado classificados para participar da apresentação na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ /IdeiaSUS – Fiocruz. O projeto Amamenta Petrópolis, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, foi selecionado em 9º lugar entre os mais de 71 trabalhos encaminhados pelos municípios ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde RJ e FioCruz.

 

O Amamenta Petrópolis, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, tem como objetivo permitir que as mães possam ir até as creches públicas de Petrópolis amamentar ou deixar o leite materno ordenhado para alimentar seus filhos matriculados nos CEIs. “Sem dúvida o Amamenta Petrópolis tem feito a diferença na vida de muitas mulheres. Ele está sendo implantado aos poucos e hoje já é desenvolvido nos CEIs o Anna Nardi e o Boa Vista, porém, merece ser ampliado. Essa é uma iniciativa importante, criada por profissionais comprometidas com a nossa rede de saúde e que merecem todo o nosso reconhecimento”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

O projeto conta com a capacitação de todos os profissionais da educação pertencentes aos CEIs que aderiram ao projeto, desde o encarregado por abrir o portão da escola até o diretor da unidade escolar, por meio de oficinas de ordenha, armazenamento e oferta segura de acordo com as normas da ANVISA. “As capacitações são feitas periodicamente. Também são realizadas oficinas e a sensibilização das mães e responsáveis pelas crianças, orientando sobre como ordenhar, armazenar e transportar o leite materno ordenhado, ressaltando, além disso, a importância da continuidade da amamentação para a saúde física, cognitiva e mental dos bebês”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

O evento está marcado para o próximo dia 26 de abril, de 9h às 17h, na Fiocruz - Campus Manguinhos. O trabalho será apresentado pela enfermeira Patrícia Santos, idealizadora do projeto, junto com as coordenadoras da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Izabel Pires e Débora Cinelli, do Programa de Saúde na Escola. “É um projeto lindo e que ajuda as mães que amamentam a terem a opção de continuarem amamentar seus bebês. Dessa forma, estamos desconstruindo a cultura de que colocar filho em creches públicas é sinônimo de desmame”, disse Patrícia Santos.



Leia também:


Biomédica petropolitana vai à Coreia do Sul para sua segunda certificação internacional em estética avançada


 Psicólogo esclarece níveis do autismo e o papel da psicologia para lidar com a condição


Oficina de Amigurumi doam polvos para bebês da UTI Neonatal em Petrópolis


Avanços no tratamento contra o câncer serão abordados em evento promovido por Hospital em Petrópolis 


Banco de Sangue Santa Teresa necessita de doações em caráter de urgência


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE