PETRÓPOLIS. A manhã desta segunda-feira, 17 de abril, iniciou cinza na sede da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, por conta da demissão de quatro profissionais que atuavam na instituição.
A APPO foi fundada em maio de 1992 e é uma instituição sem fins lucrativos, de assistência social, cooperação e assistência a pessoas com câncer, em diversas frentes. A instituição atende os pacientes oncológicos em suas mais distintas necessidades cotidianas e visa dar apoio ao cidadão desde o diagnóstico, passando pelo tratamento até o fim dele.
A Casa de Apoio acolhe mensalmente cerca de 30 pacientes e seus acompanhantes, que vêm de outras cidades da Região para fazer tratamento de câncer em Petrópolis. Na casa, os acolhidos recebem todo suporte necessário como alimentação, atividades de lazer, além de atendimento multidisciplinar com equipe formada por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, terapia holística, fonoaudiologia, nutrição e acolhimento.
Além disso a APPO acompanha ainda cerca de 60 famílias, com pessoas em tratamento de câncer, na cidade de Petrópolis. Todos os meses são distribuídas cestas básicas, kits de higiene, roupas e outros itens para que as famílias consigam se manter enquanto o ente querido passa pelo tratamento. Em datas especiais como Páscoa, Natal e Ano Novo, as cestas vão com itens sazonais para que as famílias possam confraternizar.
Para além do atendimento na casa e para as famílias em vulnerabilidade social, a APPO também recebe doações de mechas de cabelo, e confecciona perucas, por meio do trabalho de parceiros, que são concedidas para pessoas em tratamento de câncer. A associação também cede gratuitamente para os atendidos: cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, muletas, colchões caixa de ovo, botas ortopédicas, andadores, tipoias ortopédicas, colar cervical, nebulizador, fraldas descartáveis, bolsas de colostomia e medicamentos.
Contudo, desde o início da pandemia as doações em espécie, ou seja, em dinheiro, que arcam com o pagamento da folha de pagamento e dos impostos, bem como com o pagamento das contas de água, luz, telefone, internet, dentre outros, vem caindo vertiginosamente.
“Durante a pandemia vimos a entrada financeira despencar e para manter a equipe e todos os serviços que prestamos dia a dia na APPO, começamos a pagar parte das contas com os recursos que tínhamos guardados para um dia comprarmos a casa de apoio que é alugada”, relatou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.
Com as fortes chuvas de fevereiro e março de 2022, considerada a maior tragédia socioambiental da cidade de Petrópolis, a situação financeira da APPO se agravou ainda mais. De acordo com Ana Cristina, além de vivenciar a dor da perda de pacientes oncológicos na tragédia propriamente dita, a APPO viu pacientes perderem as casas, os empregos e se tornarem, de um dia para o outro, indivíduos em vulnerabilidade social que agora passavam a precisar do apoio da instituição para alimentação e remédios.
“Com as chuvas do ano passado viramos ponto de apoio para receber alimentos, fizemos todo o possível, mas o fato é que por conta da tragédia, as nossas doações caíram ainda mais. Muitos doadores fixos, por meio do telemarketing, simplesmente perderam seus bens nas chuvas, ou o emprego com o agravamento da crise do país, ou simplesmente não podem mais nos apoiar pois as contas do dia a dia estão cada vez mais altas para todos os cidadãos”, ressaltou Ana Cristina.
Para manter as contas, o pagamento da equipe e os atendimentos aos pacientes, a APPO mantém o setor de Telemarketing Ativo, promove periodicamente bazares, feiras do livro e todo primeiro dia útil de cada mês promove o Pix Day, mas a realidade é que todas estas atividades, já não são mais capazes de manter a estabilidade financeira da instituição.
“Nós fizemos todos os movimentos possíveis na tentativa de arrecadarmos mais recursos para mantermos nossa equipe e a estabilidade financeira da APPO, mas isso não foi possível. Hoje estamos cortando quatro pessoas que são fundamentais para as plenas atividades da instituição, mas fazemos isso ou simplesmente não teremos recursos para o pagamento dos salários destes mesmos funcionários no próximo mês”, detalhou a presidente voluntária.
Com o corte dos funcionários e a diminuição do custo fixo mensal a instituição acredita que vai conseguir honrar com todos os pagamentos cotidianos, mas já entende que toda a equipe terá de se empenhar em dobro para manter as atividades cotidianas oferecidas aos pacientes oncológicos.
Para arrecadar recursos a APPO mantém o setor de Telemarketing Ativo, com menos profissionais, mas ainda em pleno funcionamento. O Telemarketing funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h. Em linhas gerais as operadoras entram em contato por meio de ligação para telefones fixos e celulares e tem como meta apresentar a instituição e o trabalho que a mesma executa diariamente na cidade. Caso a pessoa que atendeu se interesse pela causa e deseje se tornar um doador, as operadoras geram o cadastro, solicitando nome completo, telefone e endereço. A partir daí é agendado o dia e horário em que o mensageiro da Associação vai retirar a doação em espécie e entregar o recibo de oficialização do apoio.
As doações para a APPO também podem ser encaminhadas para a instituição por meio de depósito bancário no Banco Itaú, Agência 9244 e conta corrente 09277-2, ou por Pix através da Chave PIX, que é o e-mail oficial da instituição, o appo@appo.org.br. Após realizar as operações bancárias, os doadores devem, via WhatsApp (24) 99276-9832, enviar o comprovante da transação financeira e solicitar o recibo referente a doação.
“Toda a diretoria voluntária da APPO está sofrendo com os cortes na equipe que se fizeram necessários para que possamos manter o que de fato é a função social da instituição, ou seja, o atendimento ao paciente diagnosticado com câncer. Ainda não conseguimos prever se teremos em curto, médio ou longo prazo a redução de atendimento aos pacientes. A certeza que temos neste momento é que esta atitude drástica e dolorosa foi necessária para não nos afundarmos em dívidas que rapidamente se tornariam inviáveis de serem quitadas e culminariam numa atitude ainda mais brusca. Precisamos do apoio de toda a cidade, seja com doações substanciais ou com pequenas quantias. Todo valor é vital para a manutenção das nossas atividades”, finalizou Ana Cristina Mattos.
Mais informações sobre a APPO ou como se tornar um parceiro e mudar a vida de algum paciente oncológico, podem ser obtidas na sede da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 - Centro – Petrópolis – RJ, por meio do telefone fixo (24) 2242-0956, do WhastsApp (24) 99274-1377, do site www.appo.org.br, do e-mail appo@appo.org.br ou ainda através das mídias sociais Facebook @appo.org (https://www.facebook.comappo.org) e Instagram @associacaopetropolitana (https://www.instagram.com/associacaopetropolitana/).
Serviço
APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos
Rua Visconde da Penha, nº 72
Centro – Petrópolis – RJ
GoogleMaps: https://goo.gl/maps/AQi5dg1nkhJAUDea9
Telefone: (24) 2242-0956
WhastsApp: (24) 99274-1377
Site: www.appo.org.br
E-mail: appo@appo.org.br
Facebook: @appo.org (https://www.facebook.com/appo.org)
Instagram: @associacaopetropolitana (https://www.instagram.com/associacaopetropolitana/)
Doações Telemarketing
Banco: Itaú
Agência: 9244
Conta corrente: 09277-2
Chave PIX: CNPJ: 36.548.949/0001-78
Entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99276-9832 para realizar o cadastro. Após a operação, enviar comprovante para geração do recibo.
Doações Gerais Diretas
Banco: Itaú
Agência: 9244
Conta corrente: 24940-6
Chave PIX: E-mail: appo@appo.org.br
Após a operação, entrar em contato com o WhatsApp (24) 99274-1377 para geração de recibo ou nota fiscal.
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