PETRÓPOLIS. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial desse tipo de cirurgia. O número de operações para redução de peso cresceu 275% nos últimos sete anos. Mas para a realização do procedimento e para que os resultados sejam positivos é preciso tomar alguns cuidados, tanto no pré quanto no pós-operatório, principalmente para aqueles pacientes que vão precisar fazer a cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele.
“Para que a cirurgia plástica após o procedimento tenha resultados positivos é preciso que os pacientes tomem algumas medidas a curto e longo prazo, tanto para a readaptação do organismo quanto para manter a redução do peso proporcionada pela operação”, frisou o cirurgião plástico, Marcelo Frazão.
O volume de peso perdido com a bariátrica pode decorrer em diferentes graus de flacidez e excesso de pele em algumas áreas do corpo, como abdômen, braços, seios e membros superiores e inferiores. A espera pela retirada desse excesso de pele geralmente pode variar entre 12 e 24 meses. “Esse período é necessário porque depois da bariátrica o corpo perde uma série de proteínas e nutrientes devido ao rápido emagrecimento, e os quadros de anemia são frequentes”, explicou Marcelo Frazão.
Além das recomendações, o paciente também precisa ficar atento sobre a escolha do profissional que fará o procedimento. “A cirurgia plástica pós-bariátrica é um procedimento invasivo, que requer uma série de cuidados, por isso a escolha do profissional, que deve ter capacidade e ser qualificado, é fundamental. Procure sempre especialistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, ressaltou o cirurgião plástico.
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Frazão é médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cirurgião plástico do corpo clínico do Hospital Santa Teresa (HST). O profissional participa ativamente de congressos, jornadas, simpósios e cursos de atualização em Cirurgia Plástica a fim de oferecer aos seus pacientes um tratamento personalizado e de excelência com técnicas cirúrgicas consagradas mundialmente.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.