Thalis Galeno, aluno do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ Petrópolis |
PETRÓPOLIS. O aluno Thalis Galeno, do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ Petrópolis, foi homenageado na manhã desta segunda-feira, dia 24. O deputado estadual Sergio Fernandes entregou ao estudante uma moção de congratulações, aplausos e louvor por seu trabalho na área acadêmica, que rendeu duas publicações internacionais importantes.
A pesquisa de Thalis – que propõe uma técnica para monitoramento de dados em tempo real – foi apresentada em 2021 no evento internacional Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe) e foi publicada, neste ano, no Journal of Computational Science, periódico científico com mais alto nível de excelência (A1) na avaliação da CAPES.
“Eu acho muito bom ter esse reconhecimento da educação. Estou feliz e muito orgulhoso”, declarou Thalis. O estudante relembrou sua trajetória, as dificuldades enfrentadas desde que iniciou a pesquisa (paralisada pela pandemia) e incentivou os discentes presentes na cerimônia a seguir em frente e a não desistir de seus sonhos. Ele afirmou que este é um reconhecimento importante tanto interna quanto externamente: “interno pela motivação, por motivar outros alunos a trilharem o caminho da pesquisa. Externo, por mostrar a qualidade do curso e do Cefet/RJ Petrópolis”.
Sobre a cerimônia
O diretor do Cefet/RJ Petrópolis, Felipe Henriques, abriu a cerimônia agradecendo a iniciativa do deputado e reafirmando o compromisso da instituição na formação de seus estudantes e no incentivo para que eles alcancem resultados importantes como os do Thalis. “Nós, que somos uma instituição pública federal, que defendemos uma educação de qualidade, que todos vocês merecem, que todos os cidadãos merecem, ficamos muito felizes com essa homenagem”, declarou.
O deputado estadual Sergio Fernandes fez então a entrega da moção congratulatória, reforçando o papel fundamental da educação. “No dia de hoje, o que me traz aqui é homenagear o Thalis. É justamente a gente acreditar e ter a esperança de que a educação pública, de que a base familiar e de que bons professores têm a capacidade de mudar e colocar cada um de vocês jovens, e nós também com a sociedade, num caminho de vitórias, de conquistas”, destacou.
Estiveram também presentes na cerimônia o professor Douglas Cardoso, que orientou Thalis na sua pesquisa, os gerentes do Cefet/RJ Petrópolis Jurair Rosa (acadêmico) e Michele Gonzales (administrativa), além de outros professores e alunos do curso de Engenharia de Computação. Os pais de Thalis também prestigiaram o evento e reforçaram o orgulho de ver o filho homenageado.
“Para chegar aqui, ele se esforçou muito. E nós sempre o incentivamos a estudar. Eu sempre falo com meus alunos e falo para ele também: “querer é poder”, ressaltou Adriana Galeno, mãe de Thalis e professora da rede pública da cidade e do estado do Rio de Janeiro.
Leia também:
Abril Lilás: campanha busca conscientizar a população sobre o câncer de testículo
Oficina de Amigurumi doam polvos para bebês da UTI Neonatal em Petrópolis
Banco de Sangue Santa Teresa necessita de doações em caráter de urgência
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.