Pousada Paraíso Açu / Fotos: Divulgação |
PETRÓPOLIS. Boa parte dos mais de 132 mil turistas que vão procurar o Estado do Rio para o feriadão de Tiradentes já escolheu Petrópolis como seu destino preferido para o descanso de três dias. A rede hoteleira já bateu 75% de ocupação com a perspectiva de chegar a 96% nos próximos dias. Com essa previsão, serão mais de 20 mil turistas hospedados na cidade. A movimentação dos turistas no estado, levantamento do Ministério do Turismo, irá gerar R$ 174 milhões neste feriadão.
A rede hoteleira verificou e está se adaptando a novos hábitos dos hóspedes e, um deles, é deixar a viagem para a última hora. De acordo com o recorde de mercado que a Booking, gigante no setor de reservas fez da cidade em março, boa parte das reservas são feitas na semana da viagem.
“Assim, estamos com ocupação de 75% com a expectativa de alcançar 96% nos próximos dias”, afirma o diretor de hotelaria do Petrópolis Convention, Fabiano Barros. Essa realidade foi verificada no feriado de Páscoa quando alguns hotéis da cidade fecharam o período com 100% de lotação.
Outra análise é a antecipação do período de folga. A previsão é de ocupação de 96% de sexta a domingo, porém, esse percentual também é alto incluindo a quinta-feira. Neste caso, de quinta a domingo, a ocupação total sobe para 85%.
O presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui, aponta também a tendência do crescimento do setor. “O turismo foi colocado pelas famílias como prioridade para estar junto com a família, para fazer um detox da vida urbana, para se reconectar, enfim, uma série de motivos. O desafio de Petrópolis e outros destinos turísticos é saber aproveitar esse novo comportamento, o trabalho híbrido e o home office que possibilitam receber o turista por mais tempo”, aponta.
Eventos para públicos variados, descoberta de novos passeios e mais atrações
Petrópolis, neste final de semana, oferece o Saloon BBQ Itaipava, um festival de preparo de carnes e que movimenta diretamente o turismo gastronômico, assim como o Festival de Churros, na Praça da Águia, no Centro Histórico. “São eventos que são complementares também a uma estadia em que o hóspede pretende ter contato com a cultura da cidade, de fazer uma imersão”, afirma o presidente do Petrópolis Convention destacando a importância de um calendário pujante de atrações. “Torna a cidade ainda mais desejada”.
Neste feriadão, a cidade recebe ainda o World Creativity Day, de quinta a sábado, no Teatro Santa Cecília, evento ancorado aqui pelo Laboratório Nacional de Computação Científica e ainda um evento religioso, o Congresso Eucarístico Diocesano, realizado pela Mitra e em várias igrejas de Petrópolis. “É um exemplo de como a cidade é plural e pode ser curtida em suas belezas e atrativos por públicos com interesses diferentes, mas que encontram aqui o cenário de tranquilidade e segurança para suas viagens”, completa Samir el Ghaoui.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.