PETRÓPOLIS - Sesc RJ escreveu nesta sexta-feira (14/4) mais um capítulo na história do Palácio Quitandinha, um dos principais pontos turísticos da cidade de Petrópolis e do estado do Rio de Janeiro inaugurado em 1944 para ser o maior hotel-cassino das Américas. Em cerimônia com autoridades e classe artística, a instituição inaugurou o Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), um espaço com entrada gratuita e dedicado exclusivamente à promoção das artes em suas múltiplas linguagens, gastronomia, preservação da memória e entretenimento.

 

A mudança é conceitual e prática, com resultado na experiência do público visitante. O espaço ganhará uma programação regular de shows, artes cênicas e atividades literárias e audiovisuais com temática que dialogará sempre com uma grande exposição, que ocupará os diversos salões do palácio. A mostra de abertura, “Um oceano para lavar as mãos” (saiba mais em www.sescrio.org.br), já estará à disposição do público a partir deste fim de semana. A programação de abertura conta também com show da cantora Juçara Marçal, no sábado (15/4) e o espetáculo Lasanha e Ravioli em Cinderela, no domingo.

 

Em seu discurso, o presidente do Sesc RJ e da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, manifestou seu contentamento com a nova fase do espaço e destacou a importância da cultural para a evolução da sociedade:

 

“O Centro Cultural Sesc Quitandinha é um projeto grandioso, que nos enche de orgulho e reafirma a nossa crença na força da cultura como ferramenta essencial para a transformação da sociedade, moldando os nossos valores, hábitos e costumes, desenvolvendo o pensamento crítico e fortalecendo a nossa identidade e o senso de pertencimento. É a cultura que nos faz entender quem somos e o nosso lugar no mundo. É a cultura que nos faz evoluir”, observou o dirigente.





 

Exposição e programação cultural

No sábado (15/04), o espaço abre as portas, das 11h às 17h, com a exposição Um Oceano para Lavar as Mãos. Com o título retirado de um verso da música “Meia-noite” (1985), de Chico Buarque e Edu Lobo, para a peça "O Corsário do Rei" (1985), de Augusto Boal, a mostra reúne 40 obras e propõe a uma revisão da história do Brasil, pensada por curadores e artistas negros, e pretende ainda levar o expectador à reflexão sobre a forte memória negra de Petrópolis e sua relação com o passado imperial.

 

As peças são assinadas pelos artistas Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant'ana, sob a curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano.

 

Ainda no sábado, às 19h, haverá show de Juçara Marçal. A cantora apresentará um repertório dançante de Delta Estácio Blues, o premiado segundo álbum solo da artista, trazendo música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

 

Para o público infantil, no domingo (16/04), às 16h, tem o espetáculo Lasanha e Ravioli em Cinderela. Na peça, o público vai assistir à história de Cinderela, ao mesmo em que acompanha os bastidores de uma estreia teatral com as palhaças Lasanha e Ravioli, que prometem arrancar boas gargalhadas das crianças. O espetáculo foi selecionado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar.

 

Também a partir de sábado, o público terá acesso à nova visita audioguiada permanente “Sons da memória: uma caminhada sonora”. Acessível por meio de aplicativo de telefone e tecnologia de geolocalização, a atração é um audiodrama com personagens inspirados em pessoas reais que viveram os dias de glória do Quitandinha e atuam como guias, conduzindo aos diferentes espaços do Centro Cultural (necessário fone de ouvido).

 

Quem for ao Centro Cultural poderá desfrutar de outra novidade: o Q Bistrô, com cardápio tropical assinado por Andressa Cabral. A chef carioca é formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia e sócia do Meza Bar, badalado gastrobar do Rio de Janeiro.


 

Projetos futuros

No escopo do projeto há ainda novidades que serão implementadas a partir de 2024 e que estão em fase de conceituação: o Salão Roosevelt ganhará um cinema; o boliche passará por reformas para adequação de conceito; e a Cozinha, localizada nos bastidores do palácio e onde foram preparadas refeições para personalidades como Getúlio Vargas e Orson Welles, abrigará um Mercado Gastronômico. A expectativa é que o projeto impulsione as cadeias produtivas ligadas ao turismo, à cultura e agricultura familiar. 

 


Serviço

Centro Cultural Sesc Quitandinha

Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Petrópolis/RJ

Terças a domingos e feriados, das 10h às 17h

Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30

Visitação ao entorno do Lago Quitandinha: terças a domingos e feriados, das 9h às 17h (em caso de chuva a visitação é suspensa)

Entrada gratuita

Contato: 4020-2101

falecomagente@sescrio.org.br



 

Leia também:


Redução do Risco de Desastres: parceria entre Cefet/RJ e Garde será apresentada em palestra no dia 26 de abril


Luiz Aquila e Lauro Cavalcanti são os convidados do próximo Encontro Plástico da Casa de Petrópolis


Ciclovia do Parque de Itaipava será reformada 


Petrópolis ganha mostra permanente com painéis de cerâmica na Praça de Nogueira


Sesc Quitandinha dá início à temporada 2023 do CineSesc

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE