Dra. Thayanne Brasil Barbosa Calcia



PETRÓPOLIS. As constantes inovações tecnológicas trazem diversas possibilidades de procedimentos na área odontológica, sempre pensando em minimizar as dores dos pacientes e apresentando excelentes resultados nos tratamentos. Neste contexto, a Laserterapia se apresenta como uma área de estudo que tem crescido na atenção à saúde bucal e oferece diversos benefícios.

 

“O uso dos lasers em odontologia tem crescido exponencialmente. Existem muitas razões para isso. Sem dúvidas, a versatilidade, a segurança e a baixa invasividade figuram dentre os motivos. O curso de Odontologia da UNIFASE já aplica essa tecnologia no atendimento aos seus pacientes no Ambulatório Escola, em concordância com o atual mercado de trabalho”, destaca a cirurgiã-dentista Thayanne Brasil Barbosa Calcia, coordenadora da habilitação em Laserterapia da UNIFASE, que terá sua segunda turma esse semestre.

 

A especialista explica que a Laserterapia, quando realizada com laser de baixa intensidade, tem propriedades analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora. Caso seja associado a corantes específicos, também apresenta potencial antimicrobiano, que é a capacidade de matar bactérias.

 

“Apesar do procedimento ser simples e indolor, o tratamento só deve ser indicado e realizado por um profissional habilitado, para que seja seguro e ofereça realmente os benefícios propostos. De forma simples, o tratamento consiste na aplicação da luz do laser sobre a área, com ou sem uso de corante, conforme indicação clínica. O protocolo que será utilizado é indicado pelo profissional conforme a necessidade de cada caso apresentado pelo paciente”, destaca a cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia.

 

Os lasers de baixa e alta potência têm diferentes aplicações, dentre elas o controle da dor, de processos inflamatórios e na descontaminação dos canais dentários na endodontia. Ao atuar como um recurso em tratamentos convencionais, essa técnica diminui o tempo das terapias e proporciona mais conforto aos pacientes. De maneira terapêutica, o laser promove o alívio de dores da ATM, reduz a sensibilidade dentária, atuando também no pré e pós-operatório de extrações e implantes. Especialmente, com os lasers de alta potência, os profissionais podem realizar cirurgias mais confortáveis para o paciente, com mínimo sangramento e pós-operatório favorável.

 

“Com o crescimento do uso da ferramenta, é essencial empregá-la com responsabilidade, o que aumenta a demanda por profissionais habilitados. Por isso, estamos ofertando essa Habilitação em Laserterapia, um curso específico sobre essa ferramenta, já em sua segunda turma, onde os participantes vão conhecer as diferentes fontes de luz, trazendo um olhar multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas. Assim, o cirurgião-dentista terá acesso a diferentes experiências clínicas, bem como a conteúdos teóricos e práticos baseados em evidências científicas. Tudo isso inserido na estrutura da UNIFASE, que conta com aparelhos modernos de baixa e alta potência, além de consultórios equipados”, finaliza a professora Thayanne.

 

Os interessados em conhecer as aplicabilidades da ferramenta laser em diferentes áreas no cenário atual da prática Odontológica devem realizar a inscrição no site: www.unifase-rj.edu.br . Na página, também há mais informações sobre a habilitação para os cirurgiões-dentistas.  

 


Leia também:


Oficina de Amigurumi doam polvos para bebês da UTI Neonatal em Petrópolis


Avanços no tratamento contra o câncer serão abordados em evento promovido por Hospital em Petrópolis 


Banco de Sangue Santa Teresa necessita de doações em caráter de urgência


Equipe de cirurgia vascular do Hospital Santa Teresa realiza procedimento inédito na região serrana


Petrópolis recebe lote de vacinas contra a monkeypox

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE