Centro Cultural Estação Nogueira


A abertura será neste domingo!

Projeto é aberto ao público junto ao Centro Cultural Estação Nogueira


PETRÓPOLIS. Com o tema “Transporte e Independência”, no dia 16 de abril (domingo), a partir das 10 horas, os petropolitanos ganham a mostra permanente “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial” para promover a memória histórica da Estrada de Ferro Mauá. Idealizado pela artista plástica e ceramista Rane Bessa, três painéis de cerâmica para visitação permanente, e a céu aberto, são instalados na Praça de Nogueira – local onde funciona o Centro Cultural Estação Nogueira, que tem preservada a história da ferrovia no município de Petrópolis.

 

Imagem no painel 3: "Fotos Históricas"


A partir de um concurso nacional, trinta e cinco participantes enviaram suas propostas e duas artistas foram selecionadas pelas curadoras Patrícia Pedrosa, doutora em História da Arte pela UFRJ e por Rane Bessa. Sendo o terceiro painel de fotocerâmica, composto por imagens históricas à época desde a construção da Estrada de Ferro Mauá, em 1852. As imagens selecionadas recriam a importância da primeira ferrovia do país para o progresso do Brasil, busca despertar o valor histórico e artístico da identidade brasileira com a chegada do transporte ferroviário e promove a importância das locomotivas como patrimônio cultural.

 

A mostra permanente “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial” ganha acessibilidade nos painéis “Transporte e Independência”, que recebem um QR Code com áudio descrição das imagens e o texto da curadora em libras. Além do circuito de painéis, um mini doc captado e editado por Sophia Azara traz imagens dos bastidores da execução da mostra, bem como a importância da parceira com o Centro Cultural Estação Nogueira. Após a sua inauguração, durante o mês de abril, visitas guiadas  com alunos da rede pública de ensino do município de Petrópolis, serão realizados pela curadora Patrícia Pedrosa.

 

 Painel 1: “Dos caminhos aos reencontros”


De Camila Gomes, o painel de pintura digital em azulejo, “Dos caminhos aos reencontros”, busca reunir a história dos transportes do país, a partir da construção da ferrovia – de grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil e com grande impacto no cotidiano das pessoas. Painel de 1.71m X 1.25m, com a execução de Lazaro Trucci. Abaixo, texto de Camila Gomes sobre o seu tema.


Painel 2: "Baroneza"

De Margarita Gallo, na gravura sobre cerâmica, podemos identificar a locomotiva Baroneza, primeira a percorrer a Estrada de Ferro Mauá. Locomotiva pioneira da primeira estrada de ferro do país, ganhou fama no mundo por sua importância como meio de transporte.  Existem apenas dois exemplares da Baroneza, um no Brasil e outro na Inglaterra. Com Tamanho: 0,75m X 1,05m, o painel tem execução de Rane Bessa. Abaixo, texto de Margarida Gallo sobre o seu tema.





Com a curadoria das ceramistas Rane Bessa, Tadzia Maya e Julia Botafogo, esta última, responsável pela execução do painel de fotocerâmica de 0,79cm x 0,79cm com imagens históricas, como a foto acima, desde a construção da Estrada de Ferro Mauá, iniciada em 1852.

 

Para entender a importância da Estrada de Ferro Mauá para o município de Petrópolis, o Estado do Rio de Janeiro e todo o país, podemos começar falando sobre Barão de Mauá, considerado Patrono do Ministério dos Transportes. Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), foi comerciante, empresário, político, armador, banqueiro, responsável por grandes obras para o progresso do país. Em abril de 1852 ele conseguiu a concessão do Governo Imperial para construção e exploração de uma ferrovia desde o Porto de Estrela, no fundo da Baía da Guanabara, até Fragoso, na Raiz da Serra. Sua intenção era subir até Petrópolis, e posteriormente alcançar Minas Gerais e São Paulo.

 

Em maio do mesmo ano, ele fundou a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. Em junho recebeu concessão para explorar uma linha de navegação pela Baía de Guanabara desde a Prainha (atual Praça Mauá) na Corte até Estrela (atual Magé), fazendo a integração dos transportes marítimo e ferroviário.

 

Em 29 de agosto de 1852 teve início a construção da primeira ferrovia brasileira. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi um grande evento, estando presentes o Imperador D. Pedro II, a Imperatriz D. Teresa Cristina e muitas autoridades. A festa aconteceu na fazenda do Comendador Albino José de Sequeira, em Inhomirim. Também foi um dos responsáveis pela construção da Estrada União e Indústria, a primeira rodovia pavimentada no Brasil, que foi inaugurada em 23 de junho de 1861, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG). Abaixo, a história mais extensa.

 

“Transporte e Independência” nasceu com o intuito de celebrar os 200 anos da Independência do Brasil ao resgatar as experiências e memórias da importância dos transportes para o progresso do país.

 

O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2

 

 

Serviço:

Painel de Cerâmica na Cidade Imperial

Tema: Transporte e Independência

Local: Praça de Nogueira | Rua Braz Rossi, Nogueira – Petrópolis

Data: 16/04/2023 | domingo

Horário: 10 horas

Mídia Digital: @uma_ceramica

 

Programação:

10h: Inauguração do circuito de painel de cerâmica

Apresentação musical de João Gabriel Trio

10:30h: Visita guiada com artistas

11h: Apresentação do vídeo "Painel de Cerâmica na Cidade Imperial”

11:30h: Confraternização

12h: Encerramento

 

 

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