PETRÓPOLIS. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira (26), o lançamento do novo Centro de Estudos Professor J.Samuel Kierszenbaum, que irá funcionar de forma itinerante, no município. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde e ficará subordinado ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.
A palestra do professor Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e a homenagem ao professor J.Samuel Kierszenbaum, marcaram a data. O evento aconteceu no auditório do Instituto Teológico Franciscano. A intenção é de que uma grande palestra de diferentes temas seja realizada mensalmente. O gestor do projeto o diretor técnico do HMNSE, Marco Liserre e será desenvolvido com importantes parceiros, como FioCruz, Unifase e UCP.
“Através do Centro de Estudos, será oferecida a Educação Continuada e Permanente em Saúde (EPS) tanto aos profissionais de saúde que atuam no HMNSE, quanto para aqueles que integram a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e universitários. Dentro desse projeto, serão debatidos temas, com ênfase em saúde pública e outros pertinentes ao processo de trabalho das equipes multiprofissionais do HMNSE e da RAS”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
O objetivo do Centro de Estudos, de acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, é qualificar, atualizar e discutir o processo de trabalho dos profissionais da rede de saúde. “Além de promover, coordenar e divulgar as atividades técnico cientifico culturais, assim como promover o ensino e a pesquisa desenvolvidas no HMNSE, visando a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais e estudantes em atividades na Rede de Assistência à Saúde”, esclarece.
A metodologia proposta, segundo Marco Liserre, envolve parcerias com instituições públicas e privadas, através de convênios firmados com a Secretaria de Saúde que tenham a expertise com temas da saúde pública. “Os temas a serem desenvolvidos serão apontados pela comissão do projeto, assim como pela coordenação das Vigilâncias em Saúde e pelos Programas de Saúde Pública. Já iniciamos esse trabalho com a parceria da FioCruz, Unifase, UCP
Os encontros acontecerão de forma híbrida, sendo presenciais nos espaços das Instituições e online, através de plataformas. As gravações serão disponibilizadas para todos os profissionais. “A EPS vem aprimorar o método educacional em saúde, tendo o processo de trabalho como seu objeto de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, visando alcançar a equidade no cuidado, tornando os profissionais mais qualificados para o atendimento das necessidades da nossa população”, frisa.
Leia também:
10 Curiosidades sobre a Biblioteca Gabriela Mistral em Petrópolis
Prefeitura e AFPF comemoram os 140 anos da chegada do trem a Petrópolis
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.