Casa Cláudio de Souza / Foto: Divulgação


PETRÓPOLIS. Sábado, 3 de junho de 2023, às 18h, chegará ao público, pela Editora Literar, o livro À Sombra das Cerejeiras. Romance ambientado na Europa dos anos 40, À Sombra das Cerejeiras marca a estreia de Lucio Gil como escritor. Em segunda edição, agora publicada pela Editora Literar, que também publicou seu segundo romance, “O Maestro das Baleias!, a narrativa retrata a saga de uma bem-sucedida família de cristãos-novos que veem seu império ser arruinado pela política nazista e pelo sentimento antissemita que assolaram a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Michel, um jornalista em viagem a trabalho, retorna à sua terra natal, no norte de Portugal, vinte anos após sua mudança para Paris. Recebido pela família Carvalho Leão, com a qual conviveu durante os primeiros anos de sua vida, Michel é imediatamente invadido pelas doces recordações de sua infância. A hospitalidade daquela família e o aconchego da Quinta das Cerejeiras prometiam uma breve e prazerosa estadia. No entanto, a chegada da misteriosa Isadora, filha do casal, acaba por envolver totalmente o jovem jornalista em uma surpreendente rede de intrigas e, a partir daí, todos passam a viver momentos de suspense e tensão em uma fascinante luta pela sobrevivência.

 

Apesar dos dados históricos sobre a Segunda Guerra, que exigiram do autor meses de pesquisas em várias fontes, dentre elas visitas ao Museu da Herança Judaica, em Nova Iorque, e ao Museu do Holocausto, em Washington, À Sombra das Cerejeiras é uma obra de ficção que fala sobre sentimentos antagônicos. O ódio e o amor, o egoísmo e a solidariedade, o pavor gerado pela guerra e a plena sensação de paz são retratados de forma fluente e despretensiosa. Uma bela história sobre as coincidências da vida (se é que elas existem).

 


Lucio Carlos Gil / Foto: Divulgação



  

Sobre o autor:

 

Lucio Carlos Gil é natural do Rio de Janeiro, mas vive atualmente em Petrópolis com sua família. Advogado por formação e com pós-graduação em Relações Internacionais, atua no Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América. É instrutor de meditação dinâmica e tem como hobby o piano clássico. Como escritor, é também autor do romance “O Maestro das Baleias” (Editora Literar) e tem participado de antologias de contos e de poesias, no Brasil e no exterior. Membro honorário da Academia Petropolitana de Letras, Lucio Gil se considera um espiritualista e, no momento, trabalha em seu livro técnico sobre meditação dinâmica.

 

A obra, produzida pela Editora Literar, é um romance de ficção de 238 páginas que aborda temas históricos, como o nazismo, o holocausto, a resiliência e a luta de judeus para sobreviverem durante a Segunda Guerra Mundial.  Tem coordenação editorial de Luciana Cunha, projeto final da capa e diagramação do designer Diogo Lima, fotomontagem da capa de Sydney Michelette Junior, pré-revisão de Pedro Paulo Guimarães e revisão final de Luciana Cunha. Mais informações sobre o livro e sobre o lançamento podem ser obtidas com a Editora Literar através do telefone e WhatsApp (24) 99316-2976, no Facebook/editoraliterar e ainda no Instagram @editoraliterar.

 

A Editora Literar está localizada na cidade de Petrópolis, região serrana e metropolitana do Rio de Janeiro. Nasceu, em 2016, pelas mãos da escritora petropolitana Luciana Cunha, para ajudar escritores independentes que tenham o sonho de publicar um livro, mas não saibam por onde começar. Luciana é graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa e pós-graduanda em Gestão e Produção Editorial.

 


Serviço

Lançamento

“À Sobra das Cerejeiras” (Editora Literar, 238 p.)

Sábado, 3 de junho de 2023, às 18h

Academia Petropolitana de Letras

Casa de Cláudio de Souza

Praça da Liberdade, 247

Centro – Petrópolis/RJ




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE