Palácio de Cristal / Foto: Ana Kutter |
PETRÓPOLIS. As temperaturas já começaram a cair e os dias frios, secos e de céu azul dão um gostinho do que vai ser a alta temporada em Petrópolis. No último fim de semana, a cidade registrou uma grande movimentação de turistas, impulsionados não apenas pelo clima, mas também pelas belezas históricas, naturais, gastronomia e também pelos eventos.
Neste fim de semana, a cidade contou com eventos dos mais diversos, que estimulam não só o petropolitano a sair de casa e curtir a cidade, mas é um incentivo a mais para que o turista suba a Serra. “Nos tiraram um ano de governo e enfrentamos a maior catástrofe climática da história da cidade. Mesmo assim, arregaçamos as mangas, arrumamos a casa e investimos no desenvolvimento turístico de Petrópolis como um todo. Nosso Plano Diretor de Turismo, eventos promovidos pela Prefeitura, incentivos e apoios a eventos particulares, programas de desenvolvimento em regiões turísticas e não turísticas. Investimento e um olhar especial para esta que é a nossa maior vocação”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com o levantamento feito pelo Disque Turismo da Prefeitura de Petrópolis, a média da ocupação hoteleira ficou em 82% A procura foi maior pelos hotéis do 2º ao quinto distrito, com ocupação média de 83,32%. Já no Centro Histórico e arredores, a média foi de 80,64%.
“Oficialmente, a alta temporada começa junto com o inverno, no dia 21 de junho. Mas desde o início de maio, temos percebido uma procura maior. O clima atrai e a rede hoteleira, restaurantes, comércio e outros setores ligados a cadeia produtiva do turismo se preparam para oferecer recepção mais calorosa aos turistas”, destacou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
O calendário de eventos, cheio de opções para diferentes públicos e interesses, também é um dos atrativos. Neste fim de semana, a cidade recebeu mais uma edição da Deguste, a 8ª ediçãodo Circuito Cervejeiro de Corrida, Feira 4.0, Festa de Portugal e o ViraPetrópolis que contou com programação cultural e esportiva, incluindo a 2ª edição da Corrida Anual de PcD Correndo por eles, promovida pelo Projeto Incluir Petrópolis. No total, foram 350 participantes, sendo 90 pessoas com deficiência e outros 260 familiares e voluntários condutores. Destas, 120 pessoas vieram do Rio de Janeiro, em ônibus e veículos particulares e almoçaram em um restaurante no Centro da cidade, que foi escolhido também pela acessibilidade. Com rampa, banheiro acessível e espaço de Buffet adaptado, com apoio para o prato.
“Os eventos que são realizados na cidade têm reflexos positivos no nosso restaurante e no comércio como um todo. Movimenta a cidade e todos saímos ganhando. Ficamos muito felizes em receber o grupo em nosso restaurante. A acessibilidade foi uma das nossas preocupações”, destacou a empresária Jaqueline Oliveira.
Ainda no domingo, 21, começaram a chegar as equipes para a 38ª Exposição Estadual do Mangalarga Marchador, ocupando os hotéis da região de Itaipava. O evento começa, efetivamente, na quarta-feira, 24, com as competições que vão até sábado, quando será realizada a grande final. No total, são 45 categorias, com julgamento de morfologia e marcha. Os cerca de 350 animais também já estão sendo recebidos no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, onde o evento será realizado. A organização espera cerca de 1500 pessoas por dia de evento.
“Temos um vasto calendário de eventos, até o fim do ano. Esta semana vamos receber o 5º Congresso Estadual Empresarial de Turismo 2023, promovido pela FCVB RJ, nos dias 25 e 26 de maio no SESC Quitandinha. Falta apenas um mês para a Bauernfest, nossa tradicional Festa do Colono Alemão e, até lá, teremos outros eventos que vão continuar movimentando a cidade”, frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
Leia também:
Petrópolis Business será apresentado no Quitandinha
Petrópolis: temperatura baixa a 8°C e cidade fica ainda mais charmosa para os turistas
Petrópolis se prepara para receber a 34ª Bauernfest
Inverno antecipado: temperatura cai a 11°C em Petrópolis e aquece o turismo
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.