PETRÓPOLIS. A Prefeitura está ampliando a oferta de exames de mamografia no município. Um novo mamógrafo digital, de última geração, foi entregue pelo prefeito Rubens Bomtempo, na manhã desta sexta-feira (26) ao Hospital Alcides Carneiro. Com a capacidade de atender uma média de 30 pacientes por dia, ele entrará em funcionamento ainda na primeira quinzena do mês de junho.
A aquisição do equipamento pela Secretaria de Saúde, representa um investimento de pouco mais de R$ 2,4 milhões, no Hospital Alcides Carneiro, ou seja, são mais de R$ 9 milhões aplicados na unidade desde dezembro de 2021. “A aquisição do novo mamógrafo é mais uma conquista tanto para o hospital quanto para a nossa população. Conseguimos comprar um equipamento moderno, de ponta, que vai oferecer mais agilidade nos diagnósticos, permitindo mais eficiência dos tratamentos, especialmente os de câncer mama”, diz o prefeito Rubens Bomtempo.
“O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais mata mulheres no mundo e a maior causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Oferecer esta estrutura significa investir no cuidado com o público feminino, salvar vidas de mulheres por meio da prevenção e de diagnósticos rápidos e precisos", frisou a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo.
O mamógrafo digital, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, traz avanços significativos em relação ao método convencional de mamografia. “Isso porque, enquanto o equipamento convencional requer o uso de filmes que precisam ser revelados com produtos químicos, a mamografia digital é realizada com o auxílio de um computador, gerando imagens digitais que podem ser manipuladas de acordo com as necessidades médicas”, explica.
A tecnologia substituiu amplamente a mamografia convencional nos serviços de radiologia, sendo o exame de escolha na maioria dos casos. Além disso, a mamografia digital é indicada tanto para mulheres quanto para homens, uma vez que o câncer de mama também pode afetar o sexo masculino, sendo até mais agressivo nesses casos. O equipamento proporciona um exame mais ágil, menos doloroso e desconfortável para a paciente, além de oferecer resultados mais efetivos, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura”, complementa o diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa.
"Ficamos muito felizes com mais esta vitória. É uma conquista para toda a cidade, especialmente para as pacientes oncológicas, e é fruto de um trabalho conjunto, construído por meio do diálogo entre as instituições e que só traz benefícios à população", declarou a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Mattos.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.