Foto/ Divulgação PMP



PETRÓPOLIS.  A Prefeitura abriu licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela restauração do Painel Djanira, uma das peças mais importantes já produzidas pela artista e que está em uma das galerias do Centro de Cultura Raul de Leoni. A licitação acontece em junho e o edital completo pode ser encontrado no site (petropolis.rj.gov.br).

 

“A restauração do painel foi interrompida em 2021 após a morte do dono da empresa. O contrato foi rescindido e tivemos que elaborar uma nova licitação analisando o que já havia sido restaurado para dar continuidade aos trabalhos, sempre com a parceria e aprovação do Iphan”, explicou a presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Diana Iliescu.

 

O grande painel, com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, com data de 1953, retrata paisagens e cenas típicas de Petrópolis. A obra traz elementos que remetem à cidade, como o Museu Imperial, as carruagens, as fábricas de cerâmica e de tecido.

 

Djanira residiu em Petrópolis durante o período em que pintou o painel para o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. Após a restauração, a previsão é que a obra, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1982, antes de retornar para o Liceu, fique em exposição ao público.

 

“A restauração terá visitação aberta ao público, que vai poder acompanhar todo o processo. O Painel da Djanira tem grande importância cultural e artística pra nossa cidade”, concluiu Diana Iliescu.





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE