PETRÓPOLIS. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recebeu uma equipe de doutorado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. O objetivo da visita foi a realização de um estudo sobre as principais questões relacionadas aos desastres decorrentes de eventos climáticos em Petrópolis, particularmente as chuvas intensas do verão, assim como compreender os aprendizados e os principais gargalos na perspectiva da gestão de riscos.
“A pesquisa constante sobre a adaptação às mudanças climáticas se faz necessária para que juntos possamos aprimorar com a população as ações para prevenção, preparação e resposta aos riscos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Durante a visita, foram realizadas entrevistas com gestores e técnicos da Defesa Civil de Petrópolis, onde houve uma breve contextualização sobre desastres ocorridos no município, visando compreender os principais fatores que os propiciaram, além das similaridades e diferenças entre eventos climáticos, bem como as possíveis mudanças ocorridas na estruturação e nas ações da Defesa Civil a partir dessas experiências de desastres.
“É um grande prazer apoiar a Fundação Getúlio Vargas nessa pesquisa, colaborando com a expertise desenvolvida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis sobre o tema de gestão de risco, envolvendo a participação e as capacidades apreendidas pelas comunidades para reduzir desastres socioambientais decorrentes de eventos climáticos”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.
Petrópolis está entre três das cidades brasileiras que já passaram por tragédias e que foram selecionadas para fazer parte da pesquisa, que visa dialogar e explorar as ações e instrumentos existentes no âmbito da Defesa Civil, compreendendo a percepção dos entrevistados sobre acertos, limitações e o que precisa ser feito para que se alcance a eficiência no gerenciamento de risco e desastres.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.