PETRÓPOLIS. O vandalismo está prejudicando um dos cartões-postais da cidade. Recentemente, a Prefeitura fez o plantio de 90 mudas de ipês amarelos – árvore-símbolo da cidade – ao longo da Avenida Koeler, nas margens do Rio Quitandinha. Mas seis desses exemplares foram arrancados, quebrados ou danificados por criminosos na última semana. A Prefeitura vai iniciar, nos próximos dias, o replantio dessas árvores.
“O vandalismo contra árvores recém-plantadas é um reflexo da falta de consciência e respeito pela natureza. Esses atos não apenas destroem o trabalho árduo de muitas pessoas envolvidas no plantio, mas também representam um retrocesso para o equilíbrio ecológico local” disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O plantio dos ipês foi fruto de um Termo de Compromisso Ambiental assinado entre a Prefeitura e um empreendimento que precisou fazer supressão de árvores no seu terreno, tendo parte da compensação transformada em serviço ambiental. Para o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, é essencial ressaltar que a responsabilidade de cuidar das árvores e do espaço público é de todos. “A população deve se envolver ativamente na proteção e preservação dessas árvores, denunciando atos de vandalismo e zelando pelo patrimônio natural da cidade”, ressaltou.
Muniz explicou que a lei estabelece ainda que, para estas compensações ambientais, é obrigatório o plantio de espécies da mata atlântica “Por isso, a escolha do ipê amarelo. Além da qualidade ambiental trazem ainda mais beleza para o nosso Centro Histórico”, destacou.
Sobre o Ipê Amarelo
Ipê amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e podem ser vistas em vários locais de Petrópolis.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.