PETRÓPOLIS. Os serviços oferecidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nise da Silveira foram ampliados. A unidade, que antes era de tipo II, foi elevada para o tipo III e está funcionando 24 horas, acolhendo pacientes que necessitem de cuidados especializados em Saúde Mental. O espaço, que fica na Rua Montecaseiros, 576, recebeu as adequações necessárias.
“Nosso objetivo é evitar internações desnecessárias por longos períodos, o que contribui para a perda dos vínculos familiares e demais integrações sociais. Com essa ampliação do cuidado em atenção psicossocial no CAPS, estamos adequando os serviços que vêm sendo oferecidos para uma melhor qualificação técnica, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde Mental”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, explicou como funcionará o CAPS a partir de agora. “O espaço funciona 24 horas, sete dias por semana para atendimento a usuários com necessidades psicossociais. Ele poderá, inclusive, atender aqueles pacientes que forem liberados da urgência psiquiátrica do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, de acordo com a avaliação da equipe multiprofissional do CAPS. Esses usuários poderão permanecer nos leitos da unidade por até 14 dias", explica Curvelo.
O acesso ao CAPS Nise da Silveira, conforme explicou o diretor do Departamento de Saúde Mental, Oswaldo Alberto Filho, pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento da urgência, oferecendo, atendimentos de pacientes em situação de crise, individuais, em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento às famílias. “Desta forma estamos ampliando o acesso e a oferta de serviços nesta especialidade à população”, explica.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.