UCP: Jubileu de Platina


PETRÓPOLIS. Mais de 40 mil profissionais formados em 70 anos. Esses são alguns dos números da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em sete décadas de existência, trazendo consigo a essência visionária que a fez a maior universidade privada do interior do Estado. Responsável por trazer o Ensino Superior para o município, a UCP consolida-se como o principal canal de transformação da comunidade local. Em seu Jubileu de Platina, celebrado no próximo dia 31 de maio, a Instituição comemora uma trajetória de tradição e compromisso com a educação e com a população petropolitana, além de uma relação de identidade, confiança e solidez.

 

“Celebrar 70 anos da UCP é comemorar uma trajetória marcada pela perseverança de um trabalho de dedicação, compromisso, qualidade e excelência. Nossa missão vai além de formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Formamos profissionais competentes e, acima de tudo, cheios de humanidade. Comemorar o Jubileu de Platina nos dá ânimo para seguir em frente “non excidet”, como é o lema da nossa Universidade”, frisa o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

 

Hoje com dois campi – Dom Veloso e Dom Cintra -; um centro poliesportivo; uma clínica-escola; além de três polos de ensino à distância (EAD) em cidades vizinhas – Magé, Teresópolis e Nova Friburgo; a Universidade começou pequena com a Faculdade de Direito, um dos cursos mais tradicionais do Estado, em um imóvel no Retiro.

 

Sua expansão começou em 1956 com a aquisição do prédio na Rua Barão do Amazonas, onde funcionou um dos mais requintados hotéis da região, o Hotel Orleans, e onde hoje tem estampado um dos principais cartões-postais de Petrópolis, o Relógio das Flores. Com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e, mais tarde, a de Engenharia Industrial, nascia, então, a UCP, que hoje conta com mais de 20 cursos de graduação - com habilitações de bacharelado e licenciatura, sendo oferecidos na modalidade presencial e, alguns, em EAD.

 


70 anos de imersão na excelência da educação

 

Em 70 anos de história, a UCP não parou no tempo e sempre aliou sua tradição à inovação inerente às transformações e mudanças do cenário acadêmico e profissional. Seu trabalho passou a ser desenvolvido em três pilares: ensino, com os cursos de graduação; pesquisa, com os programas de pós-graduação stricto sensu em Educação, com mestrado e doutorado, em Direito, Psicologia e Engenharia, com mestrados, além das especializações e MBA; e extensão com uma série de projetos e atividades voltadas à comunidade.

 

Todo esse leque de conhecimento teve sempre, como base, o ensino de excelência. Um compromisso da Instituição que conta com um corpo docente formado por 100% de mestres e/ou doutores, superando a exigência do Ministério da Educação de um terço do quadro de professores com a titulação. E esse saber é aplicado na prática em uma infraestrutura moderna e dinâmica, com diversos laboratórios - como das Engenharias Civil, Elétrica, Mecatrônica, Biomedicina, Comunicação Social, entre outros -, onde o estudante tem a vivência real do que encontrará no mercado de trabalho.



Grande parte dessa formação adquirida na Universidade também é aplicada diretamente no Colégio de Aplicação da UCP (CAUCP), fundado em 1969. Criado com o objetivo de ser um campo de estágio e pesquisa para os alunos da Faculdade de Educação, o que se estendeu a outros cursos da Instituição, hoje o colégio é um dos mais tradicionais da cidade e referência no ensino de qualidade e inclusivo, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

“A UCP chega e inaugura o Ensino Superior em Petrópolis, abrindo novos horizontes para os que aqui moravam e para muitas outras pessoas que vieram de longe. E ainda hoje exercemos esse papel transformador e de mudança na vida de cada aluno que escolhe a Universidade, seja em Petrópolis, nas cidades onde instalamos nossos polos EAD e no grande número de estudantes que recebemos de diversas partes do estado e do Brasil. É uma honra chegar aos 70 anos e ter a certeza de que temos cumprido nossa missão com louvor”, destaca o Reitor da UCP, Pe. Pedro Paulo de Carvalho Rosa.

 


Leia também:


140 anos do progresso sobre trilhos: Petrópolis comemora a chegada do trem à cidade


FCVB-RJ abre o V Congresso Estadual Empresarial de Turismo em Petrópolis


Firjan SESI em Petrópolis poderá ter espaço exclusivo para a ginástica artística


Defesa Civil de Petrópolis inicia campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores


Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe espetáculo sobre a vida e a obra do poeta pernambucano Solano Trindade


 

 

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE