PETRÓPOLIS. Setenta e quatro unidades da rede municipal de Educação obtiveram evasão zero no segundo semestre de 2022. Os dados foram apresentados durante o Seminário de Práticas da Busca Ativa Escolar Petrópolis realizado pela Prefeitura, nesta terça-feira (6). O evento reuniu mais de cem profissionais da Educação e aconteceu no Instituto Teológico Franciscano (ITF).
“Temos intensificado esse trabalho da Busca Ativa Escolar e quando chego em uma unidade e vejo que o quadro está com 100% de frequência me enche de orgulho e felicidade. Realizamos ações durante todo o ano em conjunto com as escolas buscando soluções e pensando juntos em como reduzir esses números da evasão escolar. Não queremos nenhuma criança ou adolescente fora da escola”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.
As escolas e centros de Educação Infantil da rede municipal, que obtiveram evasão zero, ganharam certificados. Também receberam certificados as unidades que se destacaram no concurso de paródias promovida pela campanha Fora da Escola Não Pode da Busca Ativa Escolar Petrópolis.
O seminário também contou com a participação da equipe do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa - Petrópolis da Paz. “Esse trabalho em conjunto com a Educação é muito importante para combater a evasão escolar”, disse Elsie-Elen Carvalho, coordenadora do Petrópolis da Paz.
Fora da Escola não Não Pode
As ações deste ano da campanha Fora da Escola Não Pode da Prefeitura, desenvolvida pelo programa de Busca Ativa Escolar da Secretaria de Educação, começaram em março, nas unidades escolares da rede municipal. A mobilização contou com Dia B, concurso de paródias e reuniões com a comunidade escolar.
O trabalho da Busca Ativa Escolar acontece o ano inteiro. Os profissionais, junto com as unidades, tentam contato com os pais e responsáveis pelos alunos para entender as causas da infrequência escolar e tentar sensibilizar para o retorno às salas de aula. O Busca Ativa é formado por representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social; do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Leia também:
Transporte em Petrópolis: mais três ônibus entram em operação nas linhas da Petro Ita
Firjan SESI em Petrópolis poderá ter espaço exclusivo para a ginástica artística
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.