Santuário Vale do Amor |
PETRÓPOLIS. Às vésperas do Inverno, o feriadão de Corpus Christi é uma oportunidade e tanto de curtir Petrópolis, seus atrativos e eventos, programados para o próximo fim de semana prolongado. Dias de sol, sem chuva, com temperatura mínima de 11°C, é a previsão que anima os visitantes a subirem a serra e curtirem, não só o feriadão, mas também anteciparem o Dia dos Namorados, que vem logo na sequência, no dia 12. Tem climinha mais romântico do que esse? Passeios durante o dia, paisagens de tirar o fôlego e um jantar à noite acompanhado de um bom vinho. Que tal? São muitas as opções, que fazem parte da diversidade turística de Petrópolis, no Centro Histórico e nos distritos.
Entre as opções de passeio no Centro Histórico, destaque para os Museus: Imperial, de Cera, de Porcelana e dos Brinquedos, que ficam próximos um do outro e podem ser visitados no melhor estilo walking tour. A Casa Petrópolis Instituto de Cultura pode e deve ser incluída neste roteiro, assim como a exposição Coragem e Fé, na Casa da Princesa Isabel, a Catedral São Pedro de Alcântara e os casarões da Avenida Koeler. Na quinta-feira, 8, Dia de Corpus Christi, a Avenida recebe os tradicionais tapetes de Corpus Christi, confeccionados por movimentos pastorais do primeiro distrito. Para quem quer fazer compras, não faltam opções: Rua Teresa e 16 de Março, no Centro de Petrópolis; polo de Moda do Bingen; e a Feirinha de Itaipava.
Para curtir o Dia dosNamorados, antecipadamente, não faltam opções. Pertinho do Centro Histórico, você tem a chance de conhecer o orquidário mais antigo do Brasil, o Orquidário Binot. Fundado em 1870, conta com mais de mil espécies de plantas e flores de várias espécies. O local conta ainda com um lago com carpas e cada cantinho é um convite para uma bela foto. Um passeio super legal e onde, certamente, você vai encontrar uma linda opção para presentear no Dia dos Namorados.
Outro passeio que tem tudo a ver com a data é visitar ao Vale do Amor. Um santuário ao ar livre, que fica no bairro Fazenda Inglesa, a cerca de meia hora do Centro Histórico. O local reúne elementos de todas as religiões, cercado por mata atlântica e com uma energia única. Lugar ideal para um passeio com o seu amor.
Outra dica é um passeio no Parque Crémerie, que oferece a tranquilidade atípica de um ponto turístico, em meio à mata atlântica. O local, antiga fábrica de queijos Crémerie Buisson, foi transformada em área pública de lazer e assim segue até hoje. No lago, cortado por pontes e moinhos, é possível passear de pedalinho, uma das atrações do Parque. Cerca de 10 minutos do Crémerie, a Rampa de Voo Livre do Parque São Vicente é uma opção e tanto para curtir um fim de tarde e apreciar o pôr do sol.
Por falar em passeio em meio à natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é mais uma opção. A Temporada de Montanha está aberta e mesmo que os planos não sejam chegar até o Açu, ponto mais alto do Parque, a caminhada em meio à mata atlântica, apreciar as paisagens e as cachoeiras já vale e muito.
Fazendo jus ao título de Capital Estadual da Cerveja, os bares temáticos e os Beers Tours são ótimas opções de passeio. Além da já tradicional Cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil, algumas cervejarias artesanais de Petrópolis também oferecem visitações para quem deseja conhecer mais sobre o processo de produção. Além dos bares das próprias cervejarias, vários restaurantes da cidade têm as cervejas artesanais de Petrópolis no cardápio. Então, não deixe de experimentar.
Indo para os distritos, em vários locais, como Secretário, Vale das Videiras, Brejal, Araras entre outros. No Vilarejo de Secretário, em Pedro do Rio, por exemplo, além e conhecer toda a história local, é possível vivenciar experiências de conexão com a natureza, bem estar, gastronomia e aventura. Além dos restaurantes aconchegantes, os turistas podem visitar diversos sítios e experimentar o que é produzido nos locais. Queijos, compotas, doces, cervejas e artigos artesanais. Passeios de jeep, quadriciclo e a cavalo também são opções disponíveis no local que faz parte do Caminho Novo da antiga Estrada Real, ligação entre Minas Gerais e o porto do Rio de Janeiro.
Circuito Ecorrural do Brejal |
O Circuito Ecorrural do Brejal, a 60 minutos do Centro Histórico, é considerado um verdadeiro paraíso rural. Destaque para as plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes. Um dos responsáveis pelo título de Capital Estadual dos Orgânicos, concedido à Petrópolis. Assim como em Secretário, as propriedades rurais estão abertas à visitação para conhecer, degustar e adquirir produtos locais. O artesanato do Brejal é um espetáculo a parte que merece ser conhecido. Quem preferir também pode se hospedar e apreciar os restaurantes da região.
Em toda a cidade, é possível encontrar opções de restaurantes com aquecedores, cobertores e cadeiras com forro de pelinhos, para tornar os ambientes ainda mais aconchegantes. Nos cardápios, opções especiais para esta época do ano, como caldos, foundues e massas e vinhos, ideais também para curtir o Dia dos Namorados.
São inúmeras as opções de hospedagens, que oferecem os mais diferentes serviços, como SPAs, passeios a cavalo, de bicicleta, trilhas, entre outros. De acordo com o SindTurismo, a procura por reservas em hotéis e restaurantes para o fim de semana do feriado de Corpus Christi combinado com o Dia dos Namorados, está cinco vezes maior, se comparada com outros fins de semana.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.