PETRÓPOLIS. Pela primeira vez na história, Petrópolis terá um Plano de Contingência para a Bauernfest. Um documento que define o que cabe a cada órgão de segurança, saúde, resgate e trânsito durante a festa.

 

O documento foi construído pela Prefeitura em conjunto com as instituições que fazem parte do plano. O objetivo é garantir o bom funcionamento da Bauernfest e, no caso de alguma emergência, um rápido atendimento à ocorrência.

 

“É a principal festa de Petrópolis. Importante para a economia e a geração de empregos na nossa cidade. A construção do Plano de Contingência é mais um passo que damos na profissionalização da festa. Um esforço que fazemos para garantir que a Bauernfest transcorra com normalidade. Para que seja um período de festa e de confraternização, para os moradores de Petrópolis e para os turistas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 


174 profissionais de 10 instituições

 

Serão 174 profissionais por dia mobilizados para o evento nas áreas de segurança, saúde, resgate e trânsito.

 

Profissionais de 10 instituições municipais, estaduais e federais: Secretaria municipal de Defesa Civil; Polícia Civil; CPTrans; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Polícia Militar; Guarda Civil; Instituto Médico Legal; Corpo de Bombeiros; e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Secretaria municipal de Saúde.


 

Monitoramento por câmeras

 

Os agentes lotados no Cimop (Centro Integrado de Monitoramento e Operação de Petrópolis, estrutura da Prefeitura) acompanharão o fluxo de pessoas e veículos na festa. Além das câmeras já instaladas no Centro Histórico, a Prefeitura instalou outras 6 câmeras em pontos estratégicos da Bauernfest: 2 nas entradas, 2 no Palácio de Cristal e 2 na Rua Alfredo Pachá.

 

Além do monitoramento por câmeras fixas, a Guarda Civil Municipal utilizará o ônibus de videomonitoramento, que ficará estacionado como posto avançado na Rua Alfredo Pachá.

 


Plano estará no site da Prefeitura

 

O Plano de Contingência para a Bauernfest será disponibilizado no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), na aba Defesa Civil.

 

“Esse planejamento é essencial para lidar de forma efetiva com situações imprevistas e garantir a segurança e satisfação dos participantes”, disse o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers

 

O Plano de Contingência é uma diretriz para a coordenação das ações e tomada de decisão por parte dos órgãos envolvidos, podendo sofrer alterações em função da magnitude das situações.




Leia também:
















Abrace a Bauern: campanha incentiva pequenos empreendedores, empresários e petropolitanos a abraçarem a Festa do Colono Alemão de Petrópolis


Oficinas de teatro e produção de vídeo com celular fazem parte da programação da Bauernfest


Petrópolis:  obras no Museu Casa de Santos Dumont avançam




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE