PETRÓPOLIS. Seguindo o tema “Contra a fome, pelo direito humano à alimentação adequada e saudável e pela preservação da cultura alimentar do município de Petrópolis”, a V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Petrópolis, já tem data marcada. Ela será realizada no dia 22 de julho, de 8h às 15h, no auditório da Unifase, na Avenida Barão do Rio Branco.  As inscrições já estão abertas e podem ser preenchidas diretamente no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou através deste link.

 

“A conferência é uma oportunidade para que diversos atores se reúnam e debatam a política pública, definindo as diretrizes para sua qualificação e fortalecimento, de acordo com a realidade da cidade. Além disso, é fundamental consolidarmos cada vez mais o Comsea, principalmente, nesse momento que o Conselho Nacional, depois de quatro anos parado, foi reativado”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

No encontro, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, serão discutidos três eixos temáticos: Combate à fome; Produção e abastecimento de alimentos e Intersetorialidade e fortalecimento do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Uma palestra com a nutricionista Juliana Casemiro, conselheira do Consea Nacional, já está confirmada.

 

“A conferência tem caráter deliberativo e uma oportunidade importante para que a sociedade civil e gestores do Poder Executivo municipal discutam e definam prioridades e alinhamento diretrizes para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional”, explica o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

 

Na Conferência Municipal também serão eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

A presidente do Comsea Petrópolis, Talita Berti, destaca que a participação dos petropolitanos é fundamental no debate para a construção de estratégias e estabelecimento de metas a serem incorporadas à Política e ao Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “A conferência visa à erradicação da fome e a garantia da segurança alimentar e nutricional, com comida de verdade e respeito à diversidade ambiental e à cultura alimentar. Este evento acontece num momento de mobilização e reconstrução, com o retorno do Consea nacional, ressaltando a necessidade do fortalecimento da democracia e da participação social, fundamental para a garantia de direitos e de condições dignas de vida e cidadania”, disse.



Confira a programação:

8h – Credenciamento

9h – Composição da mesa de abertura

9:30h – Palestra e debate

10h30 – Grupos de trabalho

  • Eixo 1 – Combate à fome
  • Eixo 2 – Produção e abastecimento de alimentos
  • Eixo 3 – Intersetorialidade e fortalecimento do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)

12h – Intervalo

13h – Plenária: análise e deliberação das propostas e moções

14:30h – Inscrição dos representantes para a conferência estadual

15h – Encerramento



Leia também:


Associação SOS Serra promove campanha do agasalho para enfrentar o inverno rigoroso em Petrópolis


Procedimento minimamente invasivo trata caso raro de malformação do intestino em Petrópolis


Petrópolis: busólogo mirim realiza sonho ao visitar garagem da Turp Transporte


Junho Prata: especialistas alertam sobre os riscos de invalidação dos direitos dos idosos e atenção aos maus tratos


UNIFASE oferece 10 cursos de férias em julho


Protocolo realizado no Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis é adotado em unidades que buscam excelência


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE