BAUERNFEST 2023 / FOTO: ANA KUTTER



PETRÓPOLIS. Cidade lotada, grande movimentação nos hotéis e comércio de Petrópolis. Foi assim a 34ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, realizada entre os dias 23 de junho e 09 de julho. Foram quase 400 horas de apresentações culturais. Durante 15 dias, cerca de 520 mil pessoas passaram pelos locais da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá, onde foi realizado o Biergarten. Os números foram estimados pela Defesa Civil de Petrópolis.

 

Turistas de todas as partes do Brasil e até do mundo estiveram na cidade para curtir a maior festa alemã do Sudeste e a segunda maior do Brasil. Além da cerveja e da gastronomia, a organização, a segurança e o fluxo no trânsito foram destaques.  No período da festa, cerca de dois mil veículos de turismo acessaram a cidade. Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior, comparado ao último fim de semana antes da festa. A maior movimentação no pedágio de Caxias foi no último fim de semana da Bauern, quando foi registrado um aumento de 35% no movimento. Em Areal, a média de acréscimo de carros passando no pedágio foi de 12%.

 

Números expressivos também de pessoas que chegaram à Petrópolis pelo Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, no Bingen. De acordo com empresa Única Fácil, entre os dias 23 de junho e 09 de julho, foram 31.521 passageiros a mais do que a demanda de semanas normais.

 

“São números que demonstram o tamanho e o sucesso da 34ª Bauernfest. A maior e mais tradicional festa de Petrópolis, importante para todos os setores ligados direta e indiretamente ao turismo da nossa cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Nesta edição 47 empresas petropolitanas participaram da festa. Foram 65 barracas de comidas, artesanato e food bikes bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. A estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidas cerca de 10 toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja, incluindo patrocinadora oficial da festa, as cervejas artesanais e outras marcas no entorno.  Só as cervejarias artesanais de Petrópolis venderam 21 mil litros, no Palácio de Cristal e no Biergarten.

 

“A Bauernfest deste ano superou todas as expectativas, tanto em vendas quanto em estrutura. O trânsito fluiu bem, a organização aconteceu de maneira impecável, reduzindo o impacto para a população local. Importante destacar também o nível de maturidade que atingimos. Tivemos um público excelente”, comemorou Leandro Leal, presidente da Associação de Microcervejarias de Petrópolis.

 






Programação Cultural

 

Para reverenciar e difundir a cultura germânica na cidade, foram 396 horas de programação, com 275 apresentações culturais, sendo 223 com artistas petropolitanos. Apresentações de música, dança, teatro, literatura, concursos e oficinas que, este ano, foram realizadas também em Centros Culturais nos cinco distritos.

 

“Preparamos uma programação para todos os públicos. De crianças a pessoas 60+, aproveitaram as atividades que se aproximaram dos bairros que ficam mais distantes do Centro. Todos puderam curtir o clima da Bauernfest e se apropriar deste evento tão importante para a nossa cidade”, disse Diana Iliescu, presidente do Instituto Municipal de Cultura.

 

A turista Denise Creidie Mourão veio do Rio de Janeiro para a Bauernfest pela primeira vez neste ano. Veio no primeiro dia e voltou na última semana para curtir as apresentações culturais e a gastronomia. “Eu adorei e voltei, trazendo mais pessoas. Recomendei para todo mundo porque a Bauernfest tem um clima incrível. Uma festa muito organizada, nesta cidade tão maravilhosa e acolhedora”, disse Denise.

 



Movimentação Econômica

 

Toda a cidade se beneficiou da 34ª edição da Bauernfest. O comércio petropolitano registrou alta de cerca de 20% nas vendas durante o evento. De acordo com o Sicomércio, o aumento foi percebido, principalmente, no Centro e polos de moda que, tradicionalmente, recebem os turistas que vêm para a Bauernfest e prestigiam também a rede hoteleira, serviços e gastronomia.

 

“Pudemos comprovar o sucesso desta festa, que é uma das festas mais especiais do calendário petropolitano, pelo aumento no movimento nos setores produtivos da cidade, como comércio, hotelaria e gastronomia. Os empresários enfeitaram as lojas, o que aproximou ainda mais o público consumidor”, disse Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio.

 

Na van disponibilizada pela Arte, a Associação da Rua Teresa, para levar visitantes da Bauernfest para o polo de moda, foram 117 viagens. Mais de 900 pessoas que passaram pela Rua Teresa, utilizando o serviço gratuito durante a festa.

 

Durante os fins de semana, a ocupação hoteleira ficou em torno dos 90% nos hotéis e pousadas do Centro Histórico. A movimentação foi grande também nas casas de aluguel por temporada e nos hostels da cidade.  Nos dois últimos fins de semana da festa, o Village Hostel ficou completamento lotado.

 

“A procura foi muito grande e nós não tínhamos mais como acomodar os turistas. Estamos na alta temporada e a Bauernfest atrai ainda mais pessoas. Recebemos casais, grupos, famílias e o hostel é uma opção mais acessível financeiramente. Para nós essa Bauernfest foi muito boa”, comemorou o proprietário Marcelo Fernandes.

 

Neste ano, que a Bauernfest retornou ao seu período tradicional, a Prefeitura de Petrópolis, trabalhou de forma intersetorial para garantir uma festa de excelência, não só na programação, mas também na organização.

 

“Esta edição da Bauernfest vai, certamente, ficar para a história. Tivemos um público incrível, em uma organização impecável e que só reforça a credibilidade de Petrópolis no turismo do Brasil e do mundo. Estamos realmente muito felizes com o resultado alcançado na 34ª Bauernfest”, comemorou a secretária de Turismo Sivia Guedon.

 



Segurança e Planejamento

 

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Petrópolis elaborou um Plano de Contingência para a Bauernfest. Um documento com definições para cada órgão de segurança, saúde, resgate e trânsito durante a festa.

 

O documento foi construído pela Prefeitura em conjunto com as instituições que fazem parte do plano e garantiu mais segurança e o ordenamento da festa. No total, 140 profissionais de 10 instituições, foram mobilizados por dia para o evento. Seis câmeras foram instaladas para monitorar a festa. O plano de mobilidade urbana, desenvolvido pela CPTrans, garantiu o bom fluxo no trânsito.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE