PETRÓPOLIS. O Caminhão da Saúde, do projeto “Levando Mais Saúde até Você”, já agilizou o atendimento de 3.313 pessoas que aguardavam por consultas com médicos especialistas, no município. As reduções nas filas de urologia, cardiologia e endocrinologia, por exemplo, já apresentam reduções significativas, de 84,37%, 62,52% e 50,62% respectivamente, desde a primeira visita da unidade móvel, em fevereiro deste ano. O serviço está sendo oferecido pela Prefeitura, por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra).

 

“O Caminhão da Saúde se tornou uma ferramenta importante para a redução de filas na nossa rede de saúde. Ele tem atuando em benefício, principalmente, dos pacientes, pois nosso objetivo é diminuir e até zerar as filas de atendimento de determinadas especialidades que tem grande demanda”, explica o prefeito Rubens Bomtempo. As filas para atendimento com dermatologistas e alergistas, tiveram queda de 47,51% e 23,71%.

 

No início do projeto, em fevereiro, havia 2.060 pessoas aguardando atendimento em urologia. Esse número foi reduzido para 322 até o final de junho. Da mesma forma, as filas para cardiologistas foram reduzidas de 1.006 para 377 pacientes, e as consultas com endocrinologistas tiveram uma queda de 2.649 para 1.308 pacientes.

 

No entanto, segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o absenteísmo, ou seja, pacientes que confirmaram presença e não apareceram para a consulta também foi alto. “Registramos uma falta de 1.694 pacientes que nos contatos telefônicos confirmaram a presença, mas não compareceram. São quase 1.7 mil pacientes a mais que poderiam ter sido atendidas. Por isso, é fundamental que as pessoas compareçam ou quando forem contatados avisem que não poderão ir. Dessa forma, teremos a possibilidade de colocar outro paciente no lugar”, enfatiza.

 

Manter os cadastros atualizados no sistema com números de telefone é de extrema importância para os pacientes. Segundo o Superintendente de Regulação, Ricardo Emmel, as equipes tem enfrentado dificuldades ao tentar entrar em contato para agendar as consultas, resultando em cancelamentos frequentes. Em muitos casos, os números não pertencem mais ao usuário. “Foram realizadas 31.521 ligações, 10 vezes mais do que o número de atendimentos, representando esforços e tempo desperdiçados. Essas situações poderiam ser facilmente evitadas se os pacientes mantivessem seus cadastros atualizados. O protocolo estabelecido inclui três tentativas de ligação em diferentes dias e horários antes do cancelamento”, explica Emmel.

 

A Unidade Médica Móvel possui dois consultórios médicos e uma recepção, contando com climatização em todos seus ambientes. A unidade tem também um elevador na parte traseira, projetado especialmente para facilitar o acesso de pessoas com deficiências a parte interna do veículo para o atendimento.

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