PETRÓPOLIS. O Caminhão da
Saúde, do projeto “Levando Mais Saúde até Você”, já agilizou o atendimento de
3.313 pessoas que aguardavam por consultas com médicos especialistas, no
município. As reduções nas filas de urologia, cardiologia e endocrinologia, por
exemplo, já apresentam reduções significativas, de 84,37%, 62,52% e 50,62%
respectivamente, desde a primeira visita da unidade móvel, em fevereiro deste
ano. O serviço está sendo oferecido pela Prefeitura, por meio de uma parceria
com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra).
“O Caminhão da Saúde se tornou
uma ferramenta importante para a redução de filas na nossa rede de saúde. Ele
tem atuando em benefício, principalmente, dos pacientes, pois nosso objetivo é
diminuir e até zerar as filas de atendimento de determinadas especialidades que
tem grande demanda”, explica o prefeito Rubens Bomtempo. As filas para
atendimento com dermatologistas e alergistas, tiveram queda de 47,51% e 23,71%.
No início do projeto, em
fevereiro, havia 2.060 pessoas aguardando atendimento em urologia. Esse número
foi reduzido para 322 até o final de junho. Da mesma forma, as filas para
cardiologistas foram reduzidas de 1.006 para 377 pacientes, e as consultas com
endocrinologistas tiveram uma queda de 2.649 para 1.308 pacientes.
No entanto, segundo o
secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o absenteísmo, ou seja, pacientes que
confirmaram presença e não apareceram para a consulta também foi alto.
“Registramos uma falta de 1.694 pacientes que nos contatos telefônicos confirmaram
a presença, mas não compareceram. São quase 1.7 mil pacientes a mais que
poderiam ter sido atendidas. Por isso, é fundamental que as pessoas compareçam
ou quando forem contatados avisem que não poderão ir. Dessa forma, teremos a
possibilidade de colocar outro paciente no lugar”, enfatiza.
Manter os cadastros
atualizados no sistema com números de telefone é de extrema importância para os
pacientes. Segundo o Superintendente de Regulação, Ricardo Emmel, as equipes
tem enfrentado dificuldades ao tentar entrar em contato para agendar as
consultas, resultando em cancelamentos frequentes. Em muitos casos, os números
não pertencem mais ao usuário. “Foram realizadas 31.521 ligações, 10 vezes mais
do que o número de atendimentos, representando esforços e tempo desperdiçados.
Essas situações poderiam ser facilmente evitadas se os pacientes mantivessem
seus cadastros atualizados. O protocolo estabelecido inclui três tentativas de
ligação em diferentes dias e horários antes do cancelamento”, explica Emmel.
A Unidade Médica Móvel possui
dois consultórios médicos e uma recepção, contando com climatização em todos
seus ambientes. A unidade tem também um elevador na parte traseira, projetado
especialmente para facilitar o acesso de pessoas com deficiências a parte
interna do veículo para o atendimento.
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