PETRÓPOLIS. O Festival AgroSerra - Da Roça ao Prato, que acontece desde 2015, em Secretário, reforça este ano a importância da conscientização sobre as questões socioambientais. Diversas atividades tratarão desta temática, entre elas, uma exposição de fotografia dos alunos do Instituto Caminho da Roça (ICR) que fazem parte do Projeto Guardiões Ambientais.
Os alunos e alunas, coordenados pelo fotojornalista Alaor Filho, retrataram paisagens, fauna e flora de Secretário, região que faz parte do bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos do planeta, mas também um dos mais ameaçados.
Também para chamar atenção dos visitantes, será realizada uma oficina de degustação de mel das abelhas nativas sem ferrão. Essas abelhas têm um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais e são essenciais para a manutenção da biodiversidade.
Os pequenos também terão oportunidade de aprender um pouco mais sobre meio ambiente com a apresentação teatral “Dona Coruja Quer Dormir”, no sábado, 22/7, às 11h. A fábula publicada em livro é da autora e atriz Valéria Cardoso e se passa em uma animada floresta.
Na manhã de domingo, 23/7, às 10h30, ainda acontecerá a já tradicional oficina de Horta Orgânica. Os visitantes poderão aprender técnicas de plantio, irrigação e adubagem. E tudo pode ser feito em pequenos espaços.
Realizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), o Festival AgroSerra conta com o patrocínio da Enel, Distribuição Rio, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Além do co-patrocínio do Sebrae, Fazendas Secretário – Aroeira e Águas do Imperador e apoio da Prefeitura de Petrópolis e InterTv.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.