PETRÓPOLIS. Para fortalecer a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e a Comissão Municipal de Atuação Comunitária (Comac) firmaram parceria para estimular que os associados à agência de fomento ao turismo contratem os jovens formados pela Comac no Projeto Juventude, via lei federal Jovens Aprendizes, que tem o objetivo de inserir e capacitar jovens para iniciar sua vida profissional. A Comac está formando turmas de recepcionistas para hotéis e pousadas, organizadores de eventos e cumins para restaurantes, demanda sempre necessária no trade turístico da cidade. A parceria foi firmada nesta terça-feira (19) com a presidente da Comac, Fernanda Ferreira, recepcionando o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui, na sede da entidade.
“São dois importantes pontos nesta parceria: a formação de mão de obra qualificada e o apoio para que os jovens se insiram no mercado de trabalho. Os nossos associados cumprem duas missões, oferecendo o primeiro emprego e apoiando um projeto de uma das instituições mais renomadas da cidade que atua há 53 anos”, destaca o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
O Projeto Juventude tem como público-alvo adolescentes com idades entre 18 e 24 anos que estão cursando o Ensino Médio no turno da noite ou já o concluíram. Os adolescentes participantes do projeto recebem formação em recepcionistas de hotéis, organizadores de eventos e cumins, que são postos de trabalho específicos para o setor de turismo.
“A Comac é entidade formadora habilitada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e para o segmento do trade turístico homologou o curso de Turismo e Hospitalidade para que o jovem aprendiz não seja apenas uma quota a ser cumprida, mas que desempenhe funções que sejam úteis à empresa e importantes na sua formação”, aponta a presidente da Comac, Fernanda Ferreira.
Como instituição de ensino sócio educacional, a Comac proporciona aos jovens instrumentos que facilitarão sua qualificação profissional, abrindo portas para o mercado de trabalho. Estão incluídas aulas de inglês básico, atendimento ao cliente, redirecionamento profissional e imagem pessoal, educação para o consumo, empreendedorismo e gestão de qualidade, entre outros temas. Além da formação específica para o turismo, a entidade oferece ainda cursos em áreas como a de recursos humanos, administrativos, de compras, estoques e outras funções em dezenas de treinamentos oferecidos.
Para proporcionar uma formação completa aos jovens a Comac adota uma abordagem que combina atividades teóricas realizadas em suas instalações com atividades práticas desenvolvidas nas empresas parceiras. Ao final do programa, os jovens aprendizes recebem um certificado de qualificação profissional ou um diploma de técnico, destacando-se no mercado de trabalho pela experiência adquirida durante o programa.
Fernanda Ferreira, ressalta a importância de romper preconceitos relacionados à contratação de adolescentes e jovens, considerando que essa faixa etária é a mais afetada pelo desemprego. “Contratar jovens é investir no futuro do próprio negócio, uma vez que eles chegam às empresas com energia e engajamento, além de serem capazes de oxigenar ideias e processos organizacionais”, destaca a presidente da Comac.
Com a parceria estabelecida, todos os associados do Petrópolis Convention & Visitors Bureau serão estimulados a oferecer vagas em suas equipes para os alunos do Projeto Juventude da Comac. Essa iniciativa conjunta visa não apenas dar oportunidades para os jovens, mas também fortalecer o setor turístico e hoteleiro de Petrópolis, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
“A parceria entre o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e a Comac demonstra o compromisso dessas instituições em investir na formação e no futuro dos jovens, promovendo a inclusão social e a qualificação profissional. Essa união de esforços certamente trará benefícios tanto para os jovens petropolitanos quanto para as empresas associadas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento da cidade”, afirma Samir el Ghaoui.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.