PETRÓPOLIS. No mês de agosto, a Cidade Imperial se veste de lilás para lembrar os 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil. A Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), promove a campanha "Agosto Lilás" com o objetivo de conscientizar e empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover ações dentro das comunidades.

 

A campanha oferece uma extensa programação ao longo de todo o mês, com atividades como rodas de conversa, palestras, panfletagem, oficinas e cursos.

 

Além de dar visibilidade à Lei Maria da Penha, a campanha também destaca os serviços especializados disponíveis na rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Informações sobre como buscar ajuda e suporte serão fornecidas para encorajar as vítimas e a comunidade em geral a denunciar e combater qualquer forma de agressão.

 

O prefeito Rubens Bomtempo ressalta a importância da campanha para ampliar a divulgação da legislação protetora. “A violência contra a mulher é um problema que deve ser enfrentado por toda a sociedade.  A campanha busca não apenas reafirmar os avanços conquistados com a Lei Maria da Penha, mas também reforçar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres. O respeito e a igualdade são direitos inalienáveis, e todos devem se empenhar em garantir que as mulheres vivam livres de violência e com autonomia”, enfatiza.

 

A secretária de Chefe do Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo, ressaltou a importância da luta contra a violência de gênero. "Com união e empatia, vamos realizar essa manifestação durante todo o mês de agosto para disseminar uma mensagem clara e consciente. A violência contra a mulher é inaceitável e todos devem assumir a responsabilidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a segurança e o respeito sejam direitos garantidos à todas as mulheres", ressalta.

 

Thaís Justem Gomes, coordenadora do CRAM, enfatiza que é preciso encorajar as vítimas a buscarem ajuda e romperem o ciclo de violência. “Com essa programação buscamos, também, divulgar o trabalho do CRAM que é um espaço de acolhimento e atendimento integral a mulher em situação de violência, que trabalha com a autonomia da mulher e busca construir junto dela alternativas. Outro objetivo é fomentar a criação de redes de proteção para que as mulheres se fortaleçam”, destaca

 






































































































































































Programação Agosto Lilás

 

04/08- CRAM- 14h30- Palestra da OAB Mulher sobre Violência Doméstica.

07/08 – 9h- Casa dos Conselhos: Palestra Juventude e o Enfrentamento da violência doméstica.

07/08- 18h - Panfletaço no Terminal Centro sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.

08/08- 9h – Palestra na Academia da Saúde do Castelo São Manoel para usuárias do serviço.

09/08 - 14h – Pedágio Areal/Petrópolis - Roda de conversa com funcionários da Concer sobre violência doméstica.

10/08 – 18h – Casa dos Conselhos - Reunião Ordinária do Comdim. Programação especial do aniversário da Lei Maria da Penha e do Agosto Dourado.

12/08 - 9h às 17h – Dia Mulher no bairro Mosela com programação especial.

14/08 – 9h às 12h – Cram - Oficina de encadernação para mulheres.

14/08 – 18h – Centro de Cultura – Evento "Tecendo Redes: a Luta contra a violência doméstica". Programação especial do aniversário da Lei Maria da Penha.

15/08 – 19h30 – Curso Mulheres em Movimento para moradoras da Vila Rica

16/08 – 13h15 – Empresa Braziline - Palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Rede de enfrentamento à violência para a empresa privada.

16/08- 18h – Panfletaço no terminal Corrêas sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.

17/08 – 10h – Casa dos Conselhos – Capacitação para os Comitês de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres das repartições públicas.

19/08 – 9h – Café da Manhã e Roda de Conversa com moradoras da comunidade São João Batista, com a participação do Cram e do Comdim

21/08 – 9h às 12h – Cram - Oficina de encadernação para mulheres.

21/08 - 9h às 12h – Ambulatório Escola: Equipe do Cram leva informações sobre a Lei Maria da Penha, ciclo da violência doméstica e tipos de violência.

22/08 - 18h - Palestra na OAB sobre Lei Maria da Penha.

26/08 - 9h - Café da manhã das conselheiras do Comdim e lideranças comunitárias no Sítio São Luiz (Retiro). 

27/08 - 9h - Caminhada Agosto Lilás – Concentração na sede da Prefeitura.

28/08 - 8h – Panfletaço no terminal itaipava sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.

28/08 – 14h30 - Palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Rede de enfrentamento à Violência para a empresa privada.

29/08 – 14h – Escola Leonardo Boff (Estrada do Contorno) – Roda de conversa sobre Violência Doméstica.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE