PETRÓPOLIS. Com expectativas
positivas para o comércio local, pesquisa da Câmara de Dirigentes
Lojistas de Petrópolis (CDL-Petrópolis) revela projeções promissoras para o Dia
dos Pais. A data deve mobilizar 140 mil pessoas em busca do presente ideal para
homenagear figuras paternas. A previsão é de um crescimento de 7,8% nas vendas
em relação ao ano anterior, resultando em uma movimentação econômica estimada
em R$ 34 milhões somente em presentes alusivos à data. A preferência
por artigos de maior valor se destaca entre os 36% dos entrevistados que
pretendem gastar mais, impulsionando o comércio local durante a data
comemorativa.
A pesquisa prevê ainda que a
que cada consumidor deve desembolsar, em média, R$ 244,00. Esse dado é
relevante para o comércio local, pois demonstra o potencial do público em
investir na escolha do presente ideal. Quase a metade dos consumidores deve
recorrer ao crédito para as suas compras, mas o Pix já vem crescendo na
preferência dos clientes como opção de pagamento.
Para o presidente da CDL
Petrópolis, Cláudio Mohammad, a estimativa de movimentação econômica em torno
de R$ 34 milhões durante o período da data comemorativa, mostra a relevância do
Dia dos Pais para a economia da cidade. “Este aumento significativo
em relação ao ano passado também reflete o esforço e dedicação dos nossos
comerciantes em oferecer produtos e serviços de qualidade, alinhados às
expectativas dos consumidores”, afirma. Outro ponto relevante são as
liquidações de inverno que ocorrem em paralelo às promoções para o Dia dos Pais
tornando a temporada ainda mais atrativa para o consumidor.
Roupas, sapatos e acessórios são os presentes preferidos assim como as compras nas lojas físicas
A maioria dos consumidores de
acordo com a pesquisa, ou seja, 78%, ainda prefere realizar suas compras em
lojas físicas. Entretanto, o e-commerce e as redes sociais têm uma participação
significativa, com 28% dos consumidores optando por essa forma de aquisição.
Essa tendência crescente do comércio online reforça a importância dos lojistas
estarem preparados para atender também ao público virtual, proporcionando uma
experiência de compra satisfatória e segura.
“Hoje o lojista trabalha com o
desafio de atender bens nos mais diversos canais incluindo o virtual para quem procura
comodidade, mas precisa estar atento a ter uma boa vitrine e um atendimento
atencioso para quem gosta de escolher diretamente nos pontos de venda”, comenta
Cláudio Mohammad.
Quanto às opções de presentes,
a pesquisa aponta que 54% dos consumidores planejam comprar roupas, seguidas
por 32% que escolherão calçados, 28% optarão por perfumes e 24% buscarão
acessórios, como meias, cintos, óculos e relógios. Essas informações são
valiosas para os comerciantes locais, pois permitem que estejam preparados para
atender à demanda específica de cada categoria de produtos.
Crédito para a maioria, mas PIX cresce na preferência
Em relação à forma de
pagamento, a pesquisa revela que o Pix vem ganhando espaço, sendo escolhido por
29% dos consumidores para efetuar as compras. O pagamento em dinheiro é a opção
de 23% dos entrevistados, enquanto o cartão de débito é a escolha de 22%. Por
fim, o parcelamento no cartão de crédito é preferência de 48% dos consumidores,
o que indica que o crédito ainda desempenha um papel significativo nas compras
de presentes.
Quanto aos destinatários dos
presentes, a maioria, representando 65% dos entrevistados, pretende homenagear
o próprio pai. Além disso, 18% planejam presentear o esposo, 13% irão
presentear o pai de seus filhos e 8% escolherão presentear o sogro. Essas
informações são cruciais para que os comerciantes possam direcionar suas
estratégias de marketing e estoque para atender às preferências do público.
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