Foto: Reprodução

 

PETRÓPOLIS. A cidade estará presente nos VII Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e I Congresso Brasileiro sobre Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas, que acontece no mês de outubro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos Valonguinho, em Niterói. A equipe do Núcleo de Medicina do Trabalho foi selecionada e fará a apresentação do trabalho “Atuação da Saúde do Trabalhador no Acolhimento de Profissionais Vítimas de Desastres Climáticos.

 

Durante o evento, o Núcleo de Medicina do Trabalho apresentará o trabalho que se concentrou no apoio prestado aos trabalhadores da prefeitura durante os desastres climáticos, de fevereiro e março de 2022. “A seleção desse projeto para ambos congressos, reflete o compromisso do município em cuidar da saúde mental dos servidores municipais, especialmente em momentos desafiadores. Essa participação reafirma a dedicação da Prefeitura, na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

No encontro, será explorado como o apoio impactou os trabalhadores que passaram por perdas materiais e humanas, assim como sua influência no ambiente de trabalho e na saúde geral. "Com satisfação, Petrópolis se sobressai em eventos científicos relevantes. Destaco o empenho da equipe do Núcleo de Saúde do Trabalhador na pesquisa sobre apoio pós-desastres climáticos. O cuidado com a saúde mental dos servidores é nossa prioridade, refletindo nosso compromisso com os servidores", disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

O trabalho foi desenvolvido pelo psicólogo e coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador, Rui Carlos Stokinger, junto com as psicólogas Júlia Bomfim e Natália São Thiago Madeira e a estudante de psicologia que atuava como estagiária na unidade, Daniella Carias Madeira. “Serão discutidas as relações entre esses eventos traumáticos e a capacidade dos trabalhadores de lidar com eles. Abordaremos também os programas de ajuda oferecidos, como o grupo Acolhe, que fornece suporte psicológico, juntamente com outros serviços multiprofissionais”, explica Rui.

 

A apresentação, segundo o coordenador do Núcleo de Saúde do Trabalhador, destacará como os esforços auxiliaram os servidores a se reorganizarem e continuarem suas vidas e atividades profissionais da melhor maneira possível. “Além disso, será abordado como os setores foram ajudados a entender as dificuldades e limitações enfrentadas pelos trabalhadores durante esse processo”, conclui.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE