Carolina Freitas / Foto: Yara Araújo


PETRÓPOLIS. Cerca de três anos e meio após publicar seu livro de estreia, a jornalista e escritora petropolitana Carolina Freitas retorna ao universo literário com o segundo volume da obra “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”. O evento de lançamento do livro é aberto ao público e acontece no dia 30/09, a partir de 17h30, no auditório do Colégio Vicentino Santa Isabel - com entrada pela Rua Marechal Deodoro (ao lado da Oi).

 

Somados, os dois livros são resultado de mais de dois anos de entrevistas conduzidas por Carolina junto a ex-comerciantes, funcionários e clientes de prestigiadas casas comerciais tidas por Petrópolis no passado. Ao todo, o segundo volume reúne mais de 50 reportagens escritas pela autora entre os anos de 2019 e 2020 no jornal Tribuna de Petrópolis: periódico em que se destacou pela série de matérias nostálgicas publicadas aos domingos.

 

Na época, a jornalista foi reconhecida com dois importantes prêmios pelo projeto envolvendo o comércio extinto da cidade: o Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo, pela Academia Petropolitana de Letras, e também o Maestro Guerra-Peixe de Cultura na categoria Comunicação. Hoje, Carolina ocupa a Cadeira 14 da Academia Petropolitana de Letras e é a mais jovem integrante a fazer parte da instituição desde a sua fundação.

 


“É gratificante saber que revisitar lembranças relacionadas ao comércio é também uma maneira dos petropolitanos de se reconectarem a hábitos do passado, momentos marcantes da infância e juventude, além de muitas vezes poderem também relembrar seus primeiros empregos e familiares que já se foram. O segundo livro vem sendo pensado desde 2020, então é uma grande satisfação lançá-lo”, pontua a autora.

 

Entre os estabelecimentos presentes no livro estão a Casa Cury, Colegial, Mona Modas, Tarrafa’s, Patinhas, Casa Aloysio, La Bohemia, Ao Regador, Sapataria Messa, Exodus e outros mais. Aqueles interessados em acompanhar a atuação de Carolina Freitas, que se dedica ao resgate e à preservação da memória petropolitana, podem a seguir pelo Instagram @petropolisoblentes, site petropolisoblentes.com.br ou então pelo canal do YouTube de mesmo nome.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE