PETRÓPOLIS. No Dia Mundial do Turismo celebrado nesta quarta-feira (27), Petrópolis está representada na ABAV 2023, o maior evento do setor na América Latina que está sendo realizado no Rio Centro com a presença de 36 mil players do segmento de vários países. A presença da cidade em eventos deste porte é uma das estratégicas do setor para evidenciar Petrópolis como um dos melhores destinos do país, inclusive para o mercado externo.  E a cidade, que tem 6% do PIB proveniente do setor, comemora o aquecimento do turismo. De acordo com o Petrópolis Convention e Visitors Bureau, ações estratégicas e realizadas em conjunto entre agentes públicos e privados estão contribuindo para o aquecimento do turismo.  A ocupação média tem se mantido acima de 60% desde o ano passado, com picos de até 95% considerando datas especiais e feriados prolongados.

 

“Estamos levando para encontros e congressos que promovem os destinos turísticos o que os visitantes da atualidade procuram que são experiências.  Os turistas estão buscando experimentações personalizadas que reflitam seus interesses e valores pessoais. Nosso destino é repleto de possibilidades desta vivência que é buscada, desse apreciar e interagir. A cidade tem encontrado o caminho para este mercado que está sempre em mudança, em movimento”, aponta o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

 

A soma de presença em eventos para divulgar a cidade, um calendário de atrações fechado com antecedência e grandes eventos diferenciados de entretenimento, esporte e de negócios também têm sido usados como estratégia para consolidar e expandir o setor. De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), as taxas de ocupação no Brasil estão niveladas em 60% na média anual.

 

“E Petrópolis tem estado na média, mas verificado picos expressivos na alta temporada, feriados prolongados e datas especiais. A ocupação chega a 95% em muitas situações”, afirma o diretor de Hotelaria do Petrópolis Convention, Fabiano Barros, destacando ainda a rápida adaptação do mercado a novos comportamentos dos visitantes, como viagens sendo marcadas mais em cima da hora.

 

Outro fator de aquecimento para o turismo é a realização de eventos em Petrópolis. “E aí frisamos a qualidade e o conceito desses eventos. São atrações diferenciadas, preocupadas com a sustentabilidade, que prezam pelo contato e preservação da natureza em ambiente familiar e de segurança. E Petrópolis está acertando em cheio na realização de eventos que atraem pessoas que desejam este perfil de entretenimento”, avalia o presidente do Petrópolis Convention.

 

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, mostram ainda que a cidade saiu de uma contagem negativa com supressão de 785 vagas em 2020, ano que o turismo foi duramente afetado pela pandemia, para uma evolução positiva desde então. São 515 vagas abertas em 2021, mais 275 vagas no ano passado mesmo sendo um período de desafios para a cidade em função das chuvas e, em 2023, o setor, até setembro, já abriu mais 138 postos de trabalho.

 

O turismo receptivo em Petrópolis engloba 118 estabelecimentos de hospedagem, com mais de 6,3 mil leitos e mais de 350 bares e restaurantes. “Estamos falando de oito mil empregos diretos e o PC&VB se orgulha de fazer parte como agente estimulador do crescimento do turismo. O principal objetivo do Petrópolis Convention e Visitors Bureau é criar vínculos e fomentar a colaboração entre iniciativas públicas e privadas, com o propósito de aprimorar constantemente Petrópolis como um destino verdadeiramente excepcional. Seus membros, que se destacam em seus respectivos campos, desempenham um papel fundamental na elevação de Petrópolis ao patamar dos destinos turísticos mais notáveis do Brasil.  Estamos no caminho certo, com muitos desafios pela frente, mas integração e visualizando o Turismo como força econômica da cidade”, observa Samir el Ghaoui.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE