Abav Expo / Foto: Divulgação |
PETRÓPOLIS. A cidade marca presença na
edição de 50 anos da ABAV Expo, que retorna ao Rio de Janeiro com abertura
oficial no Dia Mundial do Turismo nesta quarta-feira (27) no Riocentro. Antes,
no entanto, compradores internacionais de 11 países estarão na cidade em um
famtour entre domingo (24) e terça-feira para conhecer a cidade como um dos
melhores destinos do país. Estes players do setor de turismo vão
conhecer o que Petrópolis tem mais especial. A estadia desses
agentes de turismo é organizada pela prefeitura em parceria com o Petrópolis
Convention & Visitors Bureau e apoio do SindTurismo e antecipa o que
Petrópolis leva para a ABAV, o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e
um das principais do calendário latino-americano.
No famtour, o grupo
que é formado por agentes de viagens empresas de eventos corporativos, hotéis e
companhias aéreas, entre outros players do setor de turismo, vai visitar locais
como o Centro Cultural Sesc Quitandinha, o Palácio de Cristal, a
Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial entre outros atrativos além
de experiências gastronômicas em restaurantes e no polo cervejeiro. Essa ação
tem apoio fundamental dos restaurantes, hotéis e atrativos que estão recebendo
graciosamente o grupo.
Já na ABAV,
o Petrópolis Convention & Visitors Bureau participa do evento
também em cooperação com a Secretaria municipal de Turismo em estande da
Secretaria de Estado de Turismo que destacará os principais municípios
receptores de visitantes. O objetivo é ampliar a marca de dois milhões de
visitantes alcançada em 2019, antes da pandemia. A ABAV reúne os principais
players do turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e ponto
de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o
mercado profissional do turismo.
“A ABAV prima por ser um
ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, uma oportunidade ímpar da
cidade se mostrar como um destino perfeito para o turista por todas as suas
qualidades. E este ano ainda teremos a vinda de 50 compradores internacionais
de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do Turismo
nacional”, destaca Samir el Ghaoui citando que onze deles, provenientes da
Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Itália, Argentina e Equador tem interesse
direto em Petrópolis. “Nossa cidade tem potencial para atrair o turista
internacional e vamos investir neste segmento”, completa.
A feira receberá compradores
países como Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru,
Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e
Portugal. Um público diverso, de 36 mil visitantes, é esperado nos mais de
37 mil metros quadrados dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente
duas mil marcas expositoras e oferta de 50 capacitações.
O estande da Secretaria
estadual de Turismo (Setur-RJ) e Companhia de Turismo do Estado do Rio de
Janeiro (TurisRio) tem dois mil metros quadrados e mais de 100 coexpositores.
Entre eles, participantes de Petrópolis que representam o que há de
melhor nos artigos que levam a marca da cidade, desde à produção orgânica e
sustentável até a cerveja artesanal, com destaque para a rota cervejeira e
espaço para degustação.
“É importante a cidade
destacar seu calendário oficial de eventos e também propagar a qualidade dos
serviços de hotelaria e gastronomia em Petrópolis, com 118 opções de hospedagem
e mais de 350 bares e restaurantes. A cidade oferece uma ampla variedade de
experiências turísticas, desde o turismo cultural e rural até o religioso,
cervejeiro, de compras e muito mais, demonstrando sua versatilidade como
destino turístico. É isso que vamos ressaltar no evento”, afirma Samir el
Ghaoui.
A ABAV está em sua 50ª edição
e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos
profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar.
Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) é reconhecida como uma das
principais entidades de turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros
e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e
sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de
viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de
toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos
no país.
Magda Nassar, presidente da
Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), destaca a importância da
evolução contínua do evento: "A ABAV Expo se reinventa a cada ano para
proporcionar experiências únicas e imersivas. Em 2023, estamos construindo um
fluxo de visitação inteligente, que permitirá aos visitantes explorar o evento
de maneira mais eficiente, promovendo o turismo tanto para expositores quanto
para visitantes".
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.