PETRÓPOLIS - A concessionária Águas do Imperador lançou, no dia 21 de setembro, uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, junto ao Projeto INcluir Petrópolis, para expandir o Programa Trata Óleo, que visa evitar o descarte incorreto do óleo de cozinha usado na cidade. O objetivo é que 15 escolas municipais – além de outros 20 pontos estratégicos da cidade – recebam um PEV ainda este ano.

 

Com a presença do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, do diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá, e dos idealizadores do Projeto INcluir Petrópolis, Caline Alessandra e Chen Li Sheng, o lançamento da parceria foi realizado no Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, onde um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) foi instalado para que professores, alunos e seus familiares possam realizar o descarte correto do óleo de cozinha usado.

 

“Esse trabalho de educação ambiental sendo iniciado nas escolas leva para a casa desses alunos uma consciência maior, a fim de que deixem de lançar um resíduo que, em vez de ser despejado no esgoto da cidade, prejudicando a todos, pode virar matéria-prima e ser reutilizada de forma positiva. Vejo essa parceria como um ganho para todos”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

 

O Trata Óleo é um programa do Grupo Águas do Brasil que visa conscientizar a sociedade sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado em todos os municípios em que a empresa atua, como Petrópolis.

 

O hábito de despejar o produto na rede de esgoto, além de ser prejudicial ao meio ambiente, também interfere no funcionamento das redes coletoras e estações de tratamento de esgoto, gerando danos ao sistema de esgotamento sanitário.

 

“Para a Águas do Imperador, o lançamento dessa parceria é de extrema importância. Buscamos, todos os dias, evoluir nossa relação com os petropolitanos, não só por meio do acesso à água tratada e coleta de esgoto, mas também investindo em ações que contribuam com o desenvolvimento da cidade. Poder criar soluções para o descarte incorreto de resíduos e ainda contribuir com a inclusão é uma conquista para todos nós”, complementou o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

 

O resíduo será destinado para uma empresa licenciada, que irá transformar o material em produto de limpeza e moeda solidária para o Projeto INcluir Petrópolis, gerando recursos destinados à aquisição de equipamentos de saúde, realização de ações e eventos de esporte, cultura, turismo e lazer para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de contribuir com o ICMS Ecológico da cidade. Todo esse processo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, Liza, Grande Rio Reciclagem Ambiental, Barra Ecoclean e OceanPact.

 

“Estamos falando, hoje, de retirar resíduos dos nossos lixos, esgotos e rios, e darmos um destino nobre a eles, contribuindo com o meio ambiente e, ainda mais, transformando esse benefício em maneiras de atuar na inclusão e na acessibilidade da cidade. Este ciclo é o que vemos de mais concreto quando falamos em sustentabilidade”, pontuou Caline Alessandra, idealizadora do Projeto INcluir Petrópolis, junto com seu esposo, Chen Li Sheng, que é PcD.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE