PETRÓPOLIS. Há 23 anos, a campanha do Setembro Vermelho foi criada com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância dos cuidados regulares com o coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, vitimando cerca de 17,5 milhões de pessoas por ano. As projeções da OMS indicam que até 2030 esses números possam aumentar, resultando em mais de 23 milhões de mortes anuais em decorrência dessas enfermidades.

 

Pensando em sanar as principais dúvidas da população, o chefe do serviço de cardiologia do Hospital Santa Teresa, Dr. Nélio Gomes, falou sobre os primeiros sintomas, principais doenças e alertou sobre a necessidade de realizar um check-up anual.

 

O médico explicou que o corpo começa a dar alguns sinais quando há algo de errado com o coração. Alguns deles, são: cansaço e falta de ar para realizar atividades que a pessoa antes realizava sem problemas, desconforto torácico, aumento significativo de peso, entre outros.

 

“Em cardiologia temos determinadas doenças bastante prevalentes como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. O desenvolvimento destas patologias pode acarretar o surgimento de doenças relacionadas ou causadas por elas como o infarto agudo do miocárdio”, contou o chefe da cardiologia.

 

Cerca de 30% dos pacientes que possuem infarto agudo não conseguem chegar ao hospital para conseguir atendimento. Então é muito importante estar detectando essas principais doenças para que se evitem as complicações maiores. Alguns sintomas de infarto agudo no miocárdio são: dor precordial (área localizada sobre o coração), dor no peito, sudorese e vômito.

 

O acompanhamento cardiológico regular é de extrema importância para quem deseja se prevenir dessas doenças. Isto porque quanto antes for identificado o problema e finalizado o diagnóstico, melhores e mais eficazes são os tratamentos. “É muito importante mantermos uma rotina de cuidados o ano todo a fim de prevenirmos o agravamento das doenças”, aconselhou o médico.

 

O Hospital Santa Teresa disponibiliza todos os métodos possíveis para dar o diagnóstico de doenças cardiovasculares. A Instituição possui uma equipe de cardiologistas especialistas e todos os exames complementares necessários para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.

 

O Hospital também possui um centro especializado em arritmia cardíaca tanto para diagnóstico com os métodos complementares como tratamento minimamente invasivo destas arritmias. “Possuímos uma estrutura completa para diagnosticar e tratar as patologias cardíacas com métodos minimamente invasivos no setor de Hemodinâmica, onde realizamos todos os tipos de tratamentos como angioplastia, ablação e oclusor de auriculeta. Além disso, o Centro Cardiológico conta com ecocardiograma, teste de esforço, holter, eletro, mapa, podendo dar o diagnóstico de todas essas doenças cardiovasculares”, acrescentou o cardiologista.

 

Existem pessoas que são muito mais vulneráveis a apresentar doenças cardiovasculares do que outras. Algumas características que aumentam essas chances são: sedentarismo, tabagismo, alimentação com excesso de consumo de sal e açúcar, histórico familiar de doença cardiovascular e não ter um acompanhamento médico regular.

 

“Não temos com alterar a nossa genética, mas podemos alterar determinados fatores de risco para que isso minimize. Por isso, se você tem pai, mãe ou irmã que apresentou hipertensão arterial, diabetes ou infarto, a probabilidade de também ser acometido pelas doenças é muito maior do que uma pessoa sem histórico familiar. Então fique atento aos sinais do seu corpo. Se está aumentando de peso, se está fazendo atividade física regularmente ou se está comendo muita comida industrializada e açúcar”, finalizou o especialista.

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE