Foto / Petrópolis em Cena |
PETRÓPOLIS - A Prefeitura, por
meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou a reunião de
alinhamento com as instituições integrantes do Plano de Contingência para o
verão de 2024. O encontro contou com representantes dos diversos órgãos e
instituições, e teve como objetivo a apresentação da Matriz de Atividades e
Responsabilidades para análise e posteriormente, a aprovação dos participantes.
“Estas ações em conjunto de
setores da Prefeitura com os demais órgãos que atuam na cidade ajudam com que
trabalhemos de forma integrada e coordenada no processo de resposta a
desastres. O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados
pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente em situações adversas”, disse o
Prefeito Rubens Bomtempo.
O Plano de Contingência de Petrópolis para o verão engloba ações do período de chuvas intensas típicas da estação do ano e conta com a participação de mais de 50 entidades, entre órgãos e instituições, que atuam de forma integrada para tornar as operações mais rápidas e coordenadas, conforme destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers: “É importante destacar que este plano é uma diretriz para a coordenação das ações e tomada de decisão por parte dos órgãos envolvidos, podendo sofrer alterações em função da magnitude do evento. Quando trabalhamos juntos a comunicação se torna mais eficiente, melhorando a qualidade da resposta à população em uma situação de emergência”.
Entre as principais ações
operacionais de resposta estão: salvamento e resgate, vistoria de imóveis e
encostas, desobstrução de vias, limpeza da cidade, restabelecimento de serviços
essenciais, assistência funerária, gestão de saúde, monitoramento e alertas,
abrigamento de famílias, acolhimento de famílias enlutadas, comunicação social,
elaboração de planos de trabalho, ajuda humanitária, gerenciamento de
voluntários, central para gerenciamento de donativos e identificação de
cadáveres. Todas essas ações são gerenciadas a partir do Gabinete Integrado de
Gestão de Desastres.
“O Gabinete de Gestão de Crise
integra as Defesas Civis Municipal, Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros do
Estado Rio de Janeiro, os representantes de todas as Secretarias Municipais de
Petrópolis, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, a Secretaria de Estado de
Saúde, a Cruz Vermelha, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a
Companhia de Água e Luz e a CPRM
[Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais]. Por isso é muito importante
que tenhamos essas reuniões de alinhamento junto às instituições e que todos
estejam cientes de suas atribuições em caso de chuvas intensas”, concluiu o
tenente-coronel Marcelo Abreu, diretor técnico operacional da Defesa Civil de
Petrópolis.
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