Foto / Petrópolis em Cena



PETRÓPOLIS - A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou a reunião de alinhamento com as instituições integrantes do Plano de Contingência para o verão de 2024. O encontro contou com representantes dos diversos órgãos e instituições, e teve como objetivo a apresentação da Matriz de Atividades e Responsabilidades para análise e posteriormente, a aprovação dos participantes.

 

“Estas ações em conjunto de setores da Prefeitura com os demais órgãos que atuam na cidade ajudam com que trabalhemos de forma integrada e coordenada no processo de resposta a desastres. O Plano de Contingência estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente em situações adversas”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

 

O Plano de Contingência de Petrópolis para o verão engloba ações do período de chuvas intensas típicas da estação do ano e conta com a participação de mais de 50 entidades, entre órgãos e instituições, que atuam de forma integrada para tornar as operações mais rápidas e coordenadas, conforme destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers: “É importante destacar que este plano é uma diretriz para a coordenação das ações e tomada de decisão por parte dos órgãos envolvidos, podendo sofrer alterações em função da magnitude do evento. Quando trabalhamos juntos a comunicação se torna mais eficiente, melhorando a qualidade da resposta à população em uma situação de emergência”.



 

Entre as principais ações operacionais de resposta estão: salvamento e resgate, vistoria de imóveis e encostas, desobstrução de vias, limpeza da cidade, restabelecimento de serviços essenciais, assistência funerária, gestão de saúde, monitoramento e alertas, abrigamento de famílias, acolhimento de famílias enlutadas, comunicação social, elaboração de planos de trabalho, ajuda humanitária, gerenciamento de voluntários, central para gerenciamento de donativos e identificação de cadáveres. Todas essas ações são gerenciadas a partir do Gabinete Integrado de Gestão de Desastres.

 

“O Gabinete de Gestão de Crise integra as Defesas Civis Municipal, Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro, os representantes de todas as Secretarias Municipais de Petrópolis, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, a Secretaria de Estado de Saúde, a Cruz Vermelha, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Companhia de Água e Luz e a CPRM  [Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais]. Por isso é muito importante que tenhamos essas reuniões de alinhamento junto às instituições e que todos estejam cientes de suas atribuições em caso de chuvas intensas”, concluiu o tenente-coronel Marcelo Abreu, diretor técnico operacional da Defesa Civil de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE