PETRÓPOLIS - Incentivar hábitos saudáveis, cultivar os próprios alimentos e cuidar do meio ambiente através de práticas sustentáveis, são apenas alguns benefícios que o curso de Nutrição do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) oferece para a comunidade escolar, através do Projeto de Temas Integrados na Nutrição - PROTEIN.


"O Protein faz parte da curricularização da extensão na UNIFASE  e perpassa pelas disciplinas do 1º ao 4º período do curso de Nutrição, abordando a temática nutrição e sustentabilidade. A ideia é que a cada semestre, os acadêmicos possam desenvolver ações que envolvam essa temática com a participação dos alunos e dos professores do Ensino Médio", explica Paula Normando, professora do curso de Nutrição da UNIFASE, responsável pelo projeto. 

 

Na fase inicial, os estudantes de graduação visitaram o Colégio Estadual Dom Pedro II para conversarem com os alunos e professores da escola. No diagnóstico do território foram avaliados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o plantio de horta e o aproveitamento integral dos alimentos.


"A ideia da contribuição é justamente levar essa discussão para a sociedade sobre a importância da sustentabilidade e como a nutrição está envolvida nesse processo. Na criação da horta, por exemplo, reaproveitamos garrafas pet e o adubo de farinha foi feito pelos próprios acadêmicos com restos de alimentos, como cascas e talos. Todos estão empolgados com a construção da horta e envolvidos com o cultivo", frisa a professora. 

 



As práticas da sustentabilidade dentro do conceito de alimentação têm sido cada vez mais discutidas. Além de evitar o desperdício de alimentos, garantir refeições adequadas e saudáveis para toda a população, o projeto estimula cuidados mais adequados com o meio ambiente.

 

"Eu estou adorando participar desse projeto! Acho muito importante termos conhecimento de onde vem o alimento que está na nossa mesa todos os dias, se ele é produzido de forma sustentável e se é saudável para o consumo. A horta é uma ótima alternativa para estarmos 100% em contato com toda a produção, desde qual alimento plantar até o momento de colher. Os alunos do colégio podem aplicar o que aprenderam com o projeto em casa, proporcionando e incentivando uma alimentação ainda mais saudável para suas famílias", comenta Maria Clara Fernandes, aluna do 1º período do curso de Nutrição da UNIFASE. 

 

A implantação e os cuidados com a horta evidenciam muitos benefícios acadêmicos para os alunos do Ensino Médio. A integração com os estudantes de nível superior oportuniza um novo olhar que busca soluções em referências científicas. 

 

"Os alunos tiveram que se dividir em grupos, aprender a fazer um trabalho colaborativo, a preencher tabelas, a observar as modificações que acontecem na horta. Esse projeto estimula os adolescentes, diante de todas as análises e observações, desenvolvendo um olhar científico. Eles levantam hipóteses e refletem sobre o que acontece no plantio para poder responder essas questões. É uma metodologia que está fazendo com que eles busquem respostas em fontes científicas para tentar compreender os processos durante o cultivo da horta", destaca a professora de Biologia do CENIP, Carla de Assunção Pinto.

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE