Ivone Alves Sol / Foto: Divulgação


PETRÓPOLIS - Depois do sucesso no lançamento do livro “Veia de Mandacaru”, a escritora Ivone Alves Sol estará na livraria Nobel/Petrópolis, à Rua Dezesseis de Março, 399, Centro, para uma tarde de autógrafos, próximo sábado, dia 21, às 17h.  

 

Veia de Mandacaru é o terceiro livro individual da autora e está dividido em quatro partes: “Meus sertões”, “Tempos marcados”, “Arte para dizer coisas” e “Engajamento”. O regionalismo e a resistência; a passagem do tempo e o que passamos; a vida e o viver sob o sentir artístico; posicionamento e cidadania. A poesia como ferramenta de enlevação, reflexão e transformação.  

 

O livro realmente está lindíssimo. A começar pela capa com ilustração do artista Betto Pereira e o projeto gráfico de Marte Lage. E não vou ser modesta em ralação ao conteúdo, Veia de Mandacaru reúne o melhor de meus escritos. Estou apaixonada por esta obra. Fui muito feliz ao dividi-la em quatro partes, atendendo sugestão do professor Ataualpa, este feito vem sendo muito elogiado pelos leitores mais atentos. Tenho recebido feedbacks maravilhosos!    

 

A obra poética de Ivone Sol é uma produção independente, impressa pela Editora Vozes, com projeto gráfico e diagramação de Marta Lage; revisão e prefácio do professor e escritor Ataualpa Pereira Filho, seu confrade na Academia Petropolitana de Letras; texto de orelha assinado pela atriz e apresentadora Nivia Helen e ilustração da capa do multiartista Betto Pereira, seu parceiro musical.  

 

Sol já está programando lançamentos na Bahia, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Valente. Na capital baiana, a autora é membro da Academia de Cultura da Bahia.  

 



 

Sobre a autora:  

Ivone Alves Sol (Maria Ivone de Santana Alves Dantas Braga Tosta) é baiana, alterna residência entre Petrópolis/RJ e Lauro de Freitas/BA. É professora, escritora, produtora cultural, apresentadora de televisão e promotora de eventos. É membro titular e ex-diretora da Academia Petropolitana de Letras e membro da Academia de Cultura da Bahia.


É autora dos livros SOLvendo Sentidos, Versos de Mim, Veia de Mandacaru, e coautora de diversos livros de poesia, contos e crônicas. É autora e realizadora do Sarau Noite enSOLarada, com dez anos de apresentações na cidade petropolitana, e produtora e apresentadora do programa de televisão Um Programa & Tal, na TV Petrópolis.


Coleciona prêmios na serra imperial: “Personalidades Petropolitanas”, como a Personalidade Feminina da Cultura do ano de 2014; em 2016 recebeu o honroso título de Cidadania Petropolitana, concedido pelo Legislativo Municipal; em 2017, a Academia Petropolitana de Letras lhe concedeu o Prêmio Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo; e em 2019 seu programa de TV “Um Programa & Tal” ganhou o Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, o maior prêmio do interior do estado do Rio de Janeiro.


Sol, como gosta de ser chamada, é casada com o engenheiro e escritor petropolitano Almir Tosta, também membro da Academia Petropolitana de Letras e seu grande parceiro.  

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE