PETRÓPOLIS. Com o número expressivo de 94% dos visitantes ansiosos para um retorno à cidade, os desafios do turismo em Petrópolis incluem a necessidade de estender a estadia deste público, propagar as atrações para além de eventos específicos, melhorar os acessos para lidar com a alta proporção de visitantes com veículos próprios e expandir estratégias de marketing para atrair turistas de áreas distantes. Além disso, a cidade deve adaptar sua oferta para atender às diferentes faixas etárias dos visitantes, aproveitando a diversidade de idades, e garantir a acessibilidade financeira das experiências turísticas para um público de renda variada. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau neste final de semana para aprofundar o perfil do turista que vem aproveitando eventos na cidade. A pesquisa foi realizada durante o Moto Fest, no Parque de Exposições, em Itaipava.
A análise da origem dos
visitantes de Petrópolis revela uma distribuição geográfica diversificada, com
turistas vindo de várias cidades e regiões. O Rio de Janeiro se destaca como o
maior contribuinte, representando 13,3% dos visitantes, o que é esperado devido
à proximidade. Teresópolis, também na vizinhança, contribui com 6,7% dos
visitantes. A presença de pessoas oriundas de cidades como Caxias, Belford
Roxo, Magé e Niterói (12%) sugere que há interesse no turismo em Petrópolis a
partir de municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, a
diversificação da origem dos turistas, incluindo Vila Velha (ES), em
0,7% e Rio das Ostras, com 1,3%, ressalta a necessidade de
estratégias de marketing para atrair visitantes de áreas mais distantes,
ampliando a base de público e reduzindo a dependência de mercados próximos.
Os visitantes de Petrópolis
abrangem uma ampla faixa etária, com percentuais que variam significativamente,
desde jovens adultos (20 a 30 anos - 23,8%) até pessoas mais maduras (50 anos
ou mais - 24,5%). Essa diversidade é um sinal positivo para a cidade, indicando
um público variado que pode ser explorado para criar experiências turísticas
diversificadas que atendam a diferentes interesses e necessidades.
Embora a faixa etária de 20 a
30 anos represente uma parcela significativa (23,8%), há espaço para atrair
ainda mais turistas mais jovens. Estratégias que promovam eventos, atividades
ao ar livre e experiências de vida noturna podem atrair esse público em
crescimento. “Com turistas de diferentes idades, há oportunidades para
impulsionar setores econômicos diversos, como restaurantes, hotéis, lojas,
serviços de turismo e entretenimento. A criação de pacotes turísticos e ofertas
personalizadas para diferentes faixas etárias pode ser uma estratégia eficaz
para estimular o consumo local”, aponta Samir el Ghaoui.
Um dos principais desafios
identificados no setor turístico de Petrópolis é a duração da estadia dos
visitantes. A pesquisa revelou que a maioria dos turistas (92,1%) pretende
ficar apenas uma noite na cidade. Isso indica a necessidade de atrair visitantes
para estadias mais longas, o que pode ser alcançado por meio de estratégias que
promovam atividades e atrações que abranjam diversos dias, como passeios
culturais, recreativos e gastronômicos.
“O fato de 94% dos
entrevistados afirmarem que, com certeza, voltariam a Petrópolis é uma notícia
positiva para a cidade. Isso indica que construímos relações duradouras com
nossos visitantes, incentivando a fidelidade e a repetição de viagens”, afirma
o presidente do PCVB enfatizando o ‘dever de casa’ do segmento. “Temos
desafios e oportunidades significativas para o setor como diversificar as
atrações, receber visitantes de outras regiões, melhorar os acessos e nos
adaptar às necessidades de diferentes públicos são passos essenciais para
garantir o crescimento sustentável do turismo em Petrópolis.”, completa Samir
el Ghaoui.
A soma de todas as ações
acabarão, de acordo com o PC&VB, convergindo para vencer o maior de todos
os desafios, que é fixar o turista mais tempo na cidade. “A
maioria dos turistas planeja estadias curtas, o que nos instiga a desenvolver
estratégias para tornar Petrópolis um destino atrativo para estadias mais
longas, explorando nossas ricas atrações culturais e naturais. Também devemos
abordar a questão do transporte e mobilidade, garantindo que nossos visitantes
tenham uma experiência sem problemas ao explorar nossa cidade e que Petrópolis
seja mais exponencial como destino turístico diversificado e acolhedor”, afirma
o presidente do Petrópolis Convention.
A pesquisa ouviu 150 pessoas
em dois dias e mais levantamentos serão realizados em eventos e em datas
propícias para apuração de dados.
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