Professor Joaquim Eloy dos Santos



PETRÓPOLIS - Os cinco vencedores do 2º Prêmio Argila do Audiovisual Petropolitano foram conhecidos na noite de sexta-feira (27), durante solenidade no cinema do Hipershopping Petrópolis. O prêmio é promovido pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e da Petrópolis Film Comission. Foram cinco categorias: Melhor Direção e Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Filme – Júri Popular e Menção Honrosa - Júri Especializado.

 

“A gente demonstra como a cultura é importante para o nosso governo e a nossa cidade realizando prêmios como este, de valorização dos produtores culturais de Petrópolis, incentivando tantos jovens talentos da cena cultural da cidade, reabrindo o Cine Humberto Mauro no Centro de Cultura, conservando o acervo histórico do César Nunes e empoderando o IMC. Estamos olhando para uma Petrópolis melhor movendo a cultura”, disse a primeira dama e secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, representando o prefeito Rubens Bomtempo.

 

A edição desse ano do Prêmio Argila teve 33 produções inscritas e 10 foram selecionadas. “Estamos em uma nova fase da cultura da nossa cidade. E com os editais do FunCultura e da Lei Paulo Gustavo, temos certeza que no ano que vem o prêmio vai ser ainda mais forte com um audiovisual ainda mais fortalecido”, ressaltou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

 

Os 10 filmes selecionados ficaram em exibição no Youtube da Petrópolis Film Comission. Foram mais de quatro mil visualizações. O melhor filme pelo júri popular foi eleito pela maior quantidade de curtidas no Youtube. E o vencedor foi "Pacto Brutal, O Caso Stefanini". “Obrigada Prefeitura de Petrópolis por acreditar na cultura e nos fazedores de cultura. Esse prêmio, com certeza, vai mudar minha vida”, disse o produtor do documentário, Daniel Xavier.

 

A criadora do prêmio e gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, Aline Castella falou sobre a relação da história do cinema com a cidade e a importância do prêmio para o setor audiovisual. A produtora cultural Lilia Olmedo, representante da sociedade civil da Petrópolis Filme Comission, falou sobre o fortalecimento do setor audiovisual na cidade e do trabalho da Film Comission.


Além das produções, o Prêmio Argila também homenageia personalidades da cidade ligadas ao audiovisual. Este ano, o homenageado foi Joaquim Eloy, pela contribuição e trabalho no setor. “Parabenizado o governo municipal que está dinamizando a cultura da cidade. Para mim é uma honra receber esse prêmio”, frisou Joaquim Eloy.

 




Confira os vencedores do 2º Prêmio Argila do Audiovisual:

 

Melhor Direção e Roteiro

"Periferias", de Fernanda Almeida. Documentário, 14min, 2022

 

Melhor Fotografia

"Mergulhos" de Beatriz Ohana, Ficção, 24min, 2022

 

Melhor Edição e Montagem

"Como dançar funk" de Ilana Paterman Brasil. Animação, 2min,  2021

 

Melhor Filme – Júri Popular

"Pacto Brutal, O Caso Stefanini" de Daniel Xavier, Alice Rodrigues, João Gabriel e Leandra Lima. Documentário, 12min, 2022

 

Menção Honrosa - Júri Especializado

"Just You" de Lucas Chagas, Experimental, 1min, 2022

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE