PETRÓPOLIS - Nove em cada dez consumidores devem comprar na Black Friday 2023
que acontece nesta sexta-feira (24). É o que aponta pesquisa realizada pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o
levantamento, 87% dos consumidores pretendem fazer compras na data, um aumento
de 9 pontos percentuais em comparação ao ano passado. Em Petrópolis, o gasto
médio do consumidor previsto é de R$ 652 na aquisição de 3,6 produtos
pretendidos, pesquisa realizada pela CNDL e Câmara de Dirigentes Lojistas de
Petrópolis.
Segundo Cláudio Mohammad,
presidente da CDL Petrópolis, as lojas físicas têm se destacado como
protagonistas nesse movimento, investindo em vitrines atraentes e preços
convidativos porque a pesquisa aponta que na cidade, 56% farão compras
diretamente nos pontos de venda.
“Os lojistas já estão fazendo
o ‘esquenta Black Friday’ há várias semanas e agora chegam ao ápice da data
comercial, na sexta-feira, com boas expectativas de vendas e lojas
cheias. O consumidor aproveita para adquirir produtos que estão em
sua lista de desejos e também antecipando as compras de Natal”, afirma o
empresário e líder da entidade.
A pesquisa ainda revela que o
consumidor petropolitano está disposto a elevar seus gastos neste ano, com 45%
planejando desembolsar mais durante a Black Friday. No entanto, 24% têm a
intenção de reduzir seus gastos, enquanto 31% manterão o mesmo padrão do ano
anterior. Roupas lideram a lista de produtos desejados, seguidas por calçados,
cosméticos e perfumes, e eletrodomésticos.
As formas de pagamento também
refletem a preferência pela praticidade, com 69% optando por compras à vista,
sendo o Pix a escolha de 48%. Enquanto 56% dos consumidores preferem as lojas
físicas, 44% optam pela conveniência das compras online.
Claudio Mohammad expressa
otimismo diante desses números, destacando que não apenas refletem a busca por
descontos, mas também indicam uma confiança sólida na retomada econômica local.
Ele destaca que este é um momento crucial para o comércio, e as expectativas
são de que a Black Friday impulsione o mercado, proporcionando oportunidades
tanto para os consumidores quanto para os empresários locais.
“A preferência crescente pelas
lojas físicas reforça a importância do contato direto com o consumidor. Estamos
confiantes de que a Black Friday de 2023 não só impulsionará o mercado, mas
também abrirá oportunidades valiosas para consumidores e empresários
locais", aponta o presidente da CDL Petrópolis.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.