PETRÓPOLIS -
Dentre as motivações de
compra, 62% dos consumidores buscam adquirir produtos que já estavam em suas
listas de necessidades, enquanto 27% planejam antecipar suas compras de Natal.
Além disso, 11% veem a Black Friday como uma chance única de aproveitar
promoções, mesmo sem uma necessidade específica.
O presidente da CDL
Petrópolis, Cláudio Mohammad, aponta ainda a tendência de lojas físicas
aumentarem a cada ano as vendas por esta compra direta. “O que era um movimento
de e-commerce apenas no início, ganhou espaço no comércio tradicional e os
lojistas têm investido em vitrines atraentes e preços convidativos. No
presencial, o contato direto com o consumidor se torna uma vantagem para uma
melhor compra e com a oportunidade de avaliar o produto com ele em mãos. Mas,
nas duas modalidades, no digital e no presencial a edição 2023, promete ser
muito bem sucedida”, avalia.
O destaque da pesquisa vai
para a disposição dos consumidores em aumentar os gastos neste ano, com 45%
planejando gastar mais na Black Friday. Em contrapartida, 24% pretendem gastar
menos, enquanto 31% manterão o mesmo padrão de gastos do ano anterior.
Roupas lideram a lista de
produtos mais desejados, com 46%, seguidas por calçados (39%), cosméticos e
perfumes (27%), e eletrodomésticos (27%). Quanto às formas de pagamento, 69%
optarão por comprar à vista, sendo o Pix a escolha de 48%. As lojas físicas
continuam atraindo a maioria dos consumidores, com 56%, enquanto 44% preferem a
comodidade das compras online. Quanto ao timing das compras, 56% planejam
adquirir produtos ao longo da semana da Black Friday, 30% no próprio dia do
evento e 14% já realizaram suas compras na primeira quinzena de novembro.
Claudio Mohammad, expressa
otimismo diante dos resultados da pesquisa: "Os números refletem não
apenas a busca por descontos, mas também a confiança na retomada econômica
local. Este é um momento crucial para o comércio, e estamos otimistas em
relação ao impacto positivo que a Black Friday terá em nossa cidade,
impulsionando o mercado e proporcionando oportunidades tanto para os
consumidores quanto para os empresários locais."
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.