Instituto Teológico Franciscano / Divulgação


PETRÓPOLIS - No próximo dia 6 de dezembro, o Instituto Teológico Franciscano será palco do "Seminário Violência contra as Mulheres: prevenção, enfrentamento e garantia de direitos", marcando a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres". O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), visa debater os altos índices de violência no país e no município, promovendo ações efetivas nos eixos de combate, prevenção, assistência e garantia de direitos.

 

Com 300 vagas disponíveis, o evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da saúde, representantes da assistência social, educação, polícia civil, delegacias de polícia e movimento de mulheres. O horário de realização será das 13h às 17h. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (27), de forma online, diretamente no site da Prefeitura.

 

A presidente do Comdim e secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destaca a necessidade de uma abordagem intra e intersetorial para enfrentar esse desafio: "A violência contra as mulheres é uma questão complexa e multifacetada. Para combatê-la, é fundamental que a rede de enfrentamento e atendimento atue de forma integrada, promovendo a educação permanente para sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos", disse.

 

O prefeito Rubens Bomtempo reforça o compromisso do município na luta contra a violência de gênero. "Estamos empenhados em fortalecer ações que combatam a violência contra as mulheres. Este seminário é uma iniciativa fundamental para promover a conscientização e a articulação entre diferentes setores da sociedade", pontua.

 

A importância da participação de diversos segmentos da sociedade no evento, para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, é fundamental. "A violência contra as mulheres não é apenas uma questão de saúde, mas também social. Por isso, é essencial que a rede de saúde, assistência social, educação e segurança estejam unidas para enfrentar esse problema de forma abrangente”.

 

A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Thaís Justen, ressalta a abordagem multiprofissional: "A compreensão da violência demanda monitoramento constante e assistência multisetorial. Este seminário proporcionará um espaço de diálogo e troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas, buscando estratégias mais eficazes no enfrentamento dessa realidade", afirma.  “Esta é uma oportunidade única para fortalecer o compromisso coletivo no combate à violência contra as mulheres”, complementa a presidente do Comdim, Luciane Bomtempo.

 


Confira a programação:

 

Abertura – 13h

13h30 – Palestra “A arte no debate: Como a violência contra mulheres nos toca no dia a dia?”, por Claudia Freitas.

14h20 – Palestra “Notificação compulsória e seus impactos para o enfrentamento à violência contra mulheres”, por Mayara Alves Luis.

15h10 – Intervalo

15h40 – Palestra “Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres e a metodologia de atendimento: escuta ativa e sensível”, por Márcia Vieira e Rosângela Pereira

16h10 - Encerramento

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE