Oficina celebra 30 anos do Grupo Andança
PETRÓPOLIS - O Grupo Teatro Circense Andança nascido na Cidade de Petrópolis, no ano de 1993, está completando 30 anos. No fluxo de todos esses anos de atividades ininterruptas, vem mantendo um processo perene de pesquisa e experimentações acerca do fazer teatral, da arte da palhaçaria, da cultura popular brasileira e da realização cênica em espaços tradicionalmente não considerados.
Esta investigação se dá em processos de trabalhos internos do grupo, nas oficinas e processos formativos que seus integrantes desenvolvem e no intercâmbio com outros artistas. Todo este trabalho propicia a sedimentação de um saber que vai gerando uma metodologia própria de facilitação de processos, assim como, contribuindo com a formação e a profissionalização de diversos artistas da cidade de Petrópolis e de outros locais.
O intercâmbio do grupo com outros artistas propiciou a
criação de pontes de interlocução que expandiram sua prática para além das
fronteiras da cidade de Petrópolis, fortalecendo a manutenção de elos
relacionais que vêm contribuindo no desenvolvimento do seu trabalho. Na
realidade, o próprio surgimento do grupo está vinculado a estas trocas e
provocações, através da realização do Festival Teatro D'Outras Terras,
realizado em 1993, na cidade de Petrópolis, com a participação de conceituados
grupos de teatro brasileiros e italianos.
Com a intenção de dar
continuidade a este fluxo de trocas é que, dentro da programação de comemoração
dos seus 30 anos, o Grupo está produzindo, desde agosto, com patrocínio do
Instituto Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Petrópolis a
Residência Artística “UM ESTUDO SOBRE O CORPO SENSÍVEL”, com dois mestres do
teatro brasileiro - Stephane Brodt (Amok Teatro / RJ) e Carlos Simioni (Lume
Teatro / SP). A residência artística, é destinada à 35 artistas, com
participação gratuita, visando contribuir para a capacitação do fazer artístico
da cidade e também de outras localidades. O último módulo acontecerá na próxima
semana, com duração de 4 dias, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, que é um
dos apoiadores do projeto.
Realização: Teatro Circense Andança
Patrocínio: Instituto
Municipal de Cultura de Petrópolis e Prefeitura Municipal de Petrópolis
Apoios: Centro Cultural Sesc
Quitandinha; Óticas Carol; Rosana Refeições; Copacabana Grill; Pão do Luiz;
Gaiatri Produtos Integrais, Mercadinho da Paz Farroco, Domani Pizzaria e
Padaria Pamequita.
Sobre a Oficina
“Um Estudo Sobre o Corpo
Sensível”
Ministrada por Stephane Brodt
(Amok Teatro / RJ) e Carlos Simioni (Lume Teatro / SP)
Durante cinco anos, entre 2014
e 2019, Stephane Brodt e Carlos Simioni, foram diretores pedagógicos do APA -
Ateliê de Pesquisa do Ator- um núcleo de pesquisa continuada com sistematização
de conteúdo e construção de uma metodologia própria de formação para atores e pesquisadores.
A oficina Estudo sobre o Corpo Sensível apresenta o resultado do trabalho
desenvolvida no APA ao longo desses anos, onde esses dois atores pedagogos
colocaram em diálogo suas formações e experiências, para abrir novos caminhos
sobre o trabalho do ator. A OFICINA propõe um treinamento para a edificação de
um outro corpo cênico: “O Corpo de Energia”. Um Estudo que revela e explora as
camadas de energia que emanam do ator em situação de jogo. O “Campo Magnético”
e as “Camadas de Forças” que nos cercam, os “Fluxos Energéticos” que nos
atravessam e reagem sutilmente a todas as experiências humanas pelas quais
passamos, são fluxos ativos e reativos. Em cena, eles absorvem e alimentam as
ondas projetadas pelo ator, multiplicando a força da sua presença e das suas
possibilidades de expressões. O Estudo sobre o Corpo Sensível propõe uma
metodologia que potencializa essa presença energética do ator, uma técnica que
explora os “Campos de Energia” para alcançar o “Corpo de Energia”. Uma
pedagogia para a construção de um corpo total. Um corpo conectado com todas as
suas possibilidades de expressões físicas, vocais e energéticas, expandido e
sensível, que encontra os seus limites além do corpo muscular e medular. Um
corpo sem fronteiras que reformula a ideia que temos de presença em cena.
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