PETRÓPOLIS - Há quem ame e
quem tenha restrições quanto à brincadeira do amigo secreto, uma tradição de
final de ano entre família, amigos e colegas de trabalho. Mas, quem
participa concorda que é uma boa para o bolso. Segundo pesquisa conduzida pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise Pesquisas, 43% dos
consumidores têm a intenção de participar do amigo secreto neste ano,
representando uma estimativa de 70 milhões de participantes durante o período
natalino. E a média de gastos com o presente do amigo oculto é de R$ 75.
Dentre os entusiastas da troca
de presentes, 66% revelam seu apreço pela brincadeira, enquanto 34% a veem como
uma maneira inteligente de presentear sem desembolsar grandes quantias, e 8%
aderem à tradição para evitar serem percebidos como antissociais. Por outro
lado, dos 40% que optam por não participar, 44% atribuem essa decisão à falta
de costume entre familiares, amigos ou colegas, 36% declaram não apreciar a
dinâmica do amigo secreto, e 17% apontam limitações financeiras.
“É uma tradição que foca mais
no ‘estar junto’, na confraternização, do que no presente em si. Quem encara
dessa maneira consegue equilibrar mais a expectativa do que recebe em relação
ao que vai presentear. Para o comércio, além das compras tradicionais do Natal,
a brincadeira é bem-vinda, movimentando a economia também não apenas nas lojas,
mas nos estabelecimentos gastronômicos onde são realizados os encontros para a
troca de presentes”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Gasto médio de R$ 75
Os consumidores planejam
participar, em média, de 1,4 eventos de amigo secreto, predominantemente entre
familiares (73%), amigos (31%) e colegas de trabalho (29%). A expectativa é de
um gasto médio de R$ 75 por presente, com a projeção de movimentar expressivos
R$ 8 bilhões no varejo. A tradição, além de fortalecer laços afetivos,
contribuirá significativamente para dinamizar o setor comercial neste período
festivo.
A pesquisa abrangeu
consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres com 18 anos ou
mais, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que planejam
comprar presentes de Natal. A coleta de dados foi realizada via web, sendo
pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. O tamanho amostral
totalizou 755 casos, com uma margem de erro de 3,6 pontos percentuais no geral
e 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. A coleta dos
dados ocorreu no período de 19 a 27 de outubro de 2023.
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