PETRÓPOLIS - Deixar as compras
para última hora é também uma tradição no Brasil e no Natal de 2023 não vai ser
diferente. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a
Offerwise Pesquisas, revela que 15,3 milhões de pessoas deixaram para comprar
os presentes nesta semana que antecede a data festiva, o que corresponde a 11%
dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. Em
Petrópolis, a Câmara de Dirigentes Lojistas aponta que o comércio está
preparado para esta reta final de muito movimento nos pontos comerciais. As
lojas abrem no dia 24, véspera de Natal, cada ponto comercial praticando
horário acordado com os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria,
mas a expectativa é de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h.
Para 50% dos entrevistados, a
expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última
hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos
ou da segunda parcela do 13º salário e 20% alegam a falta de tempo.
“Houve já um movimento também
do consumidor pesquisando produtos e preços e avaliando as alternativas mais
vantajosas de pagamento. E o ritmo de vendas efetivamente fechadas fica mais
intenso às vésperas do Natal quando é normal ter mais promoções. O lojista tem
investido em reforçar a mão de obra com a contratação de temporários para
otimizar o atendimento e deixar o consumidor confortável e satisfeito”, aponta
o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Desde o início do mês as lojas
da cidade também funcionaram às segundas-feiras pela manhã, mediante
homologação do termo de funcionamento nos dois sindicatos, o patronal e o dos
Empregados no Comércio. Os únicos dias em que os estabelecimentos ficam fechados
são 25 de dezembro e 1° de janeiro de 2024. Assim como no dia 24, em
que o comércio pode abrir, no dia 31 as lojas também estarão funcionando. Os
horários, no entanto, são praticados de forma distinta e a orientação é que o
consumidor pesquise antes pelas redes sociais destas lojas como será o
atendimento.
A Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) preveem que
o Natal de 2023 deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia, um crescimento de
5,6% maior em relação a 2022, de acordo também com a Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o maior crescimento em quatro anos,
o que sugere uma recuperação significativa do setor.
A pesquisa sobre o
comportamento do cliente às vésperas do Natal abordou consumidores das 27
capitais brasileiras, homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as
classes econômicas, que planejavam comprar presentes de Natal. A coleta de
dados foi realizada via web e, posteriormente, ajustada por sexo, idade, estado,
renda e escolaridade. O tamanho amostral inicial foi de 755 casos,
identificando a intenção de compra. Desses, 633 continuaram a responder o
questionário, resultando em margens de erro de 3,6 pontos percentuais para mais
e 3,9 pontos percentuais para menos,, respectivamente, para um intervalo de
confiança de 95%. A coleta ocorreu de 19 a 27 de outubro de 2023.
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