PETRÓPOLIS - A ceia de Natal e os eventos de celebração da data, uma tradição das famílias brasileiras continua em alta em 2023. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 322 com os preparativos da ceia e/ou do almoço de Natal. O estudo aponta ainda que o gasto médio de 62% dos que vão celebrar a ocasião com roupas e calçados novos é de R$ 297. De acordo com a CNDL, o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia.


“Em um ano marcado por desafios, esses dados nos inspiram a antever um Natal promissor para o comércio varejista em Petrópolis. O lojista investiu em qualidade e atendimento, sobretudo nas lojas físicas, além de tecnologia em seus canais digitais para que nesta época, de melhor data comercial do ano, o consumidor encontre o que procura e fique satisfeito com suas aquisições”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis.


Com a segunda parcela do 13° salário sendo paga aos celetistas até esta quarta-feira (20) a expectativa é de movimento acentuado nas lojas até domingo, quando o comércio também abre (horários praticados de acordo com cada loja).


Os dados demonstram que 99% dos entrevistados têm a intenção de celebrar o Natal, sendo que 44% planejam fazê-lo em suas residências, 18% optarão pela casa dos pais, e 16% escolherão a casa de outros parentes como o local das comemorações. Adicionalmente, 30% dos entrevistados planejam contribuições financeiras individuais ou familiares, enquanto 28% têm a intenção de ratear as despesas, com cada pessoa ou família trazendo um prato, e 12% pretendem arcar integralmente com os custos da celebração.


O estudo ainda revela que 62% dos brasileiros planejam adquirir roupas, sapatos ou acessórios novos para usar durante as festividades natalinas. O gasto médio projetado para essa categoria é de R$ 297, destacando especialmente o interesse das mulheres por essas compras.


“O compromisso da CDL Petrópolis é continuar apoiando e promovendo iniciativas que fortaleçam nosso comércio local, proporcionando experiências memoráveis aos consumidores durante as festividades. Há preços especiais e promoções em todas as categorias do comércio varejista para que o consumidor encontre o produto adequado a seu bolso, celebre as datas e inicie 2024 com finanças equilibras e crédito garantido”, completa Cláudio Mohammad.


A metodologia empregada nesta pesquisa teve como público-alvo consumidores das 27 capitais brasileiras, abrangendo homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas e que manifestaram a intenção de comprar presentes para o Natal. O método de coleta de dados foi conduzido por meio de pesquisa online e posteriormente ponderado por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. O tamanho amostral inicial foi de 755 casos, visando identificar o percentual de pessoas com a intenção de adquirir presentes no Natal. Posteriormente, 633 casos continuaram a responder o questionário, mantendo a intenção de compra para a data. Isso resultou em margens de erro de 3,6 pontos percentuais para menos e 3,9 pontos percentuais para mais para um intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados ocorreu no período de 19 a 27 de outubro de 2023.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE