PETRÓPOLIS - A empresa de
ônibus Turp Transporte, referência na implantação de práticas sustentáveis
voltadas ao meio ambiente, deu início aos testes de climatização natural da
frota, em Petrópolis. O “Arejabus”, equipamento inédito no Estado do Rio de
Janeiro, tem como finalidade a busca pelo conforto térmico durante as viagens.
Para incentivar a participação dos passageiros nesta etapa, a partir de agora,
os clientes podem avaliar o sistema e concorrer a prêmios semanais.
Os testes foram iniciados em
um ônibus que opera a linha 700 – Terminal Itaipava. Nele, o passageiro vai
encontrar a instalação do sistema, composto por venezianas nas janelas, além de
captador de ar e exaustor naturais, controlador de ventilação, e também
ventiladores e exaustores elétricos. Segundo Leonardo Santiago, CEO da empresa,
o equipamento trouxe resultados satisfatórios, após os primeiros testes em
2020, no transporte público, em Salvador.
“Há alguns anos percebia a
necessidade do desenvolvimento de um produto que resolvesse, de forma
ecológica, problemas de circulação do ar nos ônibus, tantos nos dias com
temperaturas elevadas, como também em dias chuvosos, onde os passageiros fecham
as janelas. Desde então, de forma simples e de baixo custo, o Arejabus foi
desenhado para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar, de forma
sustentável”, contou.
O sistema, posicionado de
maneira estratégica, funciona também em dias chuvosos e de forma automática,
sem a necessidade de fechar as janelas. Em Petrópolis, minutos após à primeira
viagem, a pesquisa começa a receber as primeiras avaliações. “Percebemos que,
neste primeiro momento, os passageiros estão aprovando, com diversos
comentários e sugestões, parabenizando pela inovação”, destacou Leonardo
Santiago.
De acordo com Jean Moraes,
diretor da Turp Transporte, caso a fase de testes seja bem sucedida, com a
aprovação dos passageiros, o dispositivo poderá ser implantado em mais veículos
da empresa. “Buscamos por inovação com qualidade e sustentabilidade,
proporcionando mais conforto aos nossos clientes e mais qualidade de trabalho
para os nossos rodoviários. Acreditamos nesta proposta apresentada pela
Arejabus, mas o nosso objetivo é saber a percepção do cliente, antes da adoção
de qualquer prática”, pontuou.
Incentivando a participação
popular, a empresa iniciou uma pesquisa direcionada aos passageiros. No ônibus
em teste, um QR Code leva o cliente a responder questões voltadas à experiência
de viagem com o sistema Arejabus. Em outro coletivo, que não possui o
equipamento, o QR Code questiona sobre a circulação normal de ar. Em qualquer
uma das pesquisas, independente da avaliação gerada, os participantes concorrem
a prêmios.
Todos os sábados, os
vencedores ganham um cartão para uso no transporte público, com crédito de R$
100,00 (cem reais) em passagens. O primeiro resultado será divulgado no dia 27
de janeiro, no Instagram @arejamob, e os demais no mês de fevereiro, nos dias
03, 10, 17 e 24.
Sobre o Arejabus
Em fase de testes, a
tecnologia foi primeiramente avaliada em Salvador/BA e, atualmente, está sendo
acompanhada nas cidades de Goiânia/GO, Campinas/SP, Panambi/RS e Petrópolis/RJ.
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