PETRÓPOLIS - O otimismo de 61% dos brasileiros em relação a um cenário econômico melhor em 2024 vai ao encontro do que a população espera do governo para este ano em prol do desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Lidera as prioridades para a retomada do desenvolvimento do país, a saúde pública para 28% dos consumidores, pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Na sequência, vem a redução de impostos (27%), a inflação (25%), redução da violência (25%) e o desemprego (25%). Os números segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis demonstram que ações precisam ser concretizadas na saúde e consolidação dos negócios para expansão dos empreendimentos já existentes e atração de novas empresas na cidade.


“Como cidade mais segura do estado, Petrópolis leva vantagem em relação ao combate da criminalidade, que é uma preocupação em grandes centros urbanos. Mesmo neste favorável patamar é preciso vigilância para números estarem em queda sempre. Por outro lado, precisamos de mais ações que promovam a empregabilidade. Essas perspectivas da população estão alinhadas com as reivindicações dos empresários”, analisa o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.


Apesar do governo federal não ser uma unanimidade, a maioria dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, está otimista em relação ao cenário econômico do país em 2024. Seis em cada dez entrevistados (61%) afirmam que esperam um cenário melhor, 15% aguardam um cenário igual e 12%, pior. Entre os que esperam um cenário melhor, 60% são otimistas e sempre acham que a situação pode melhorar, 49% esperam que haja crescimento econômico e 24% acreditam que o governo conseguirá realizar as reformas que o país precisa.


“Neste ano, com eleições municipais, como presidente da CDL Petrópolis, reconheço a relevância das prioridades apontadas pelos brasileiros para 2024, conforme revelado pela pesquisa. A saúde pública, a redução de impostos e o controle da inflação ganham ainda mais destaque, refletindo as expectativas da população em meio ao processo democrático. Diante do otimismo predominante, percebemos a confiança dos cidadãos em melhorias, especialmente no contexto econômico. A CDL Petrópolis está atenta a esse cenário e pronta para colaborar, incentivando a construção de propostas que promovam o bem-estar e a prosperidade, alinhadas aos anseios dos eleitores”, afirma Cláudio Mohammad.


Para 46% a economia está crescendo, seja de forma acelerada (6%) ou lenta (39%). Para 30%, a economia está estagnada, e 20% acreditam que a economia esteja piorando. O brasileiro se mostra atento à questão financeira, uma vez que 95% possuem algum projeto que envolve planejamento financeiro para este ano, sendo que 37% planejam juntar dinheiro, 28% comprar/reformar a casa, 27% fazer uma viagem e outros 27% sair do vermelho.


Entre aqueles que esperam realizar projetos que envolvam planejamento financeiro em 2024, 62% têm esperança de que as coisas vão melhorar, 50% dizem estar se organizando financeiramente para isso e 18% o cenário político e econômico está mostrando sinais de melhora.


Apesar do otimismo, 92% dos entrevistados possuem algum temor quanto a vida financeira em 2024, sendo os principais: não conseguir pagar as contas (43%), não constituir reserva financeira (37%), não aumentar a renda (33%), deixar de consumir coisas que gosta (26%) e não limpar o nome (19%).


“Os números revelados pela pesquisa refletem a sensibilidade do brasileiro em relação à economia e planejamento financeiro em 2024. É notável o otimismo com o crescimento e o comprometimento com o planejamento financeiro e o planejamento de projetos. Mas, é preciso foco nas preocupações dos consumidores. As pessoas querem estabilidade, crescimento profissional e novas oportunidades que estão diretamente ligadas ao bem estar e qualidade de vida e finanças saneadas”, pontua Cláudio Mohammad.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE