PETRÓPOLIS - O 5º Argumenta, laboratório imersivo do Sesc RJ que oferece capacitação gratuita para novos roteiristas, abriu inscrições para oficinas virtuais gratuitas que serão ministradas por participantes do projeto. As atividades serão realizadas entre os dias 9 e 18 de abril. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril no formulário online disponível neste link.
Nas oficinas, serão abordadas
temáticas relacionadas ao universo do cinema, a produção de roteiros e a
construção de personagens. São oferecidas 40 vagas em cada oficina. Podem se
inscrever pessoas maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio em
cinema. Veja a programação abaixo.
As oficinas serão realizadas
por Gabriel Newton, Duba Rodrigues, Daniel Veiga, Xulia Doxágui, Allan Costa,
Euler Lopes, Karkará Tunga e Matheus Hoffman. Todos foram selecionados para o
Argumenta, que ofereceu, no fim do ano passado, mentoria com especialistas do
mercado audiovisual que os ajudaram a aprimorar os seus projetos de
longa-metragem de ficção.
No ano passado, o Sesc RJ
recebeu 872 inscrições de roteiristas de 26 estados e 4 países (Argentina,
Chile, França e Nicarágua) interessados em participar do laboratório. Desse
total, 10 foram selecionados e tiveram os custos de transporte, assim como
estadia e alimentação para as atividades em Petrópolis custeados pela
instituição.
O Argumenta foi criado em 2018
com o objetivo de contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e
facilitando a penetração de projetos de todo o país nesse mercado, promovendo a
formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação
da oferta de conteúdo qualificado. Saiba mais em sescrio.org.br/cultura/argumenta.
Programação
Oficinas virtuais – 5º Argumenta
09/04, 10h - The bear: como temperar uma narrativa, com Gabriel Newton
A oficina “The Bear: como
temperar uma narrativa” mergulha numa das séries de maior sucesso narrativo dos
últimos anos para descrever e refletir a respeito dos principais elementos
dramáticos que compõem uma boa história. Com foco nas duas primeiras temporadas
da série e fazendo uma análise dos principais personagens e seus pontos chave,
a oficina cruza os pontos principais dos arcos narrativos das duas temporadas
da série com o ciclo narrativo de Dan Harmon.
09/04, 15h - O ritmo do argumento: afinando a estrutura de seu texto, com Duba Rodrigues
Por mais que haja excelentes
textos sobre o roteiro em si, são poucos os materiais que apresentam dicas na
construção de um bom argumento. Para tirar dúvidas e apresentar soluções, de
maneira teórica e prática, a oficina “O Ritmo do Argumento” guiará a turma de
modo que encontrem a melhor estrutura para cada história - considerando ritmo,
tom e formatação.
10/04, 15h - Personagens trans na ficção – o corpo dono de sua narrativa, com Daniel Veiga
O encontro apresenta um breve
panorama da representação de corpos trans no audiovisual ao longo do século XX,
problematizando o olhar sob o qual estes corpos sempre surgiram nas telas e
mostrando a importância da representatividade de corpos trans no audiovisual
brasileiro.
12/04, 15h - Desenvolvimento de personagens infantis em narrativas contra-hegemônicas para o grande público, com Xulia Doxágui
Jill Chamberlain defende em
seu best-seller que crianças não podem ser protagonistas, pois não possuem
falhas trágicas a serem corrigidas, critério fundamental do monomito. Será que
as experiências das infâncias vividas no sul global não oferecem nada a ser
aprendido, ensinado e transformado? Como desenvolver personagens que coloquem
as nossas infâncias em perspectiva, e ao mesmo tempo consigam aproveitar as contribuições
da estrutura narrativa clássica? É possível utilizar a capacidade de
comunicação das estruturas tradicionais com grandes audiências para construir
histórias que desafiem esse paradigma?
16/04, 15h - “Toda história merece uma treta”: uma análise sobre os conflitos que fazem uma história envolvente, com Allan Costa
O conflito é uma parte
essencial de qualquer história. É o que impulsiona a trama e mantém o público
envolvido. Mas o que é conflito em uma história? Quais são os diferentes tipos?
Quais são bons exemplos de conflito? E como você pode usar o conflito para criar
uma história que impulsa o seu roteiro? Essa oficina dinâmica busca criar
situações de conflito para desenrolar uma boa história e fazer com que o
personagem se desenvolva com os desafios criados pelos seus desejos.
17/04, 10h - Na fofoca: construindo argumentos a partir de histórias que você ouve, com Euler Lopes
A partir da experiência de
construção do argumento de “Estou aqui a te esperar”, essa oficina objetiva
refletir e experimentar, por meio de exercícios práticos, que as histórias que
queremos contar estão próximas e as encontramos com a escuta atenta. O poder
narrativo das fofocas pode nos fazer pensar em personagens inesquecíveis, em
universos únicos e em conflitos inimagináveis e a partir da experimentação
dessa escrita, nesse encontro, podemos levantar possibilidades de futuros
filmes.
17/04, 19h - Desconfigurando o olhar colonial, com Karkará Tunga
É possível enfrentar o
problema sem reforçar as estruturas que o produz? “Desconfigurando o olhar
colonial” é um mergulho na representação de personagens indígenas em diferentes
momentos da cinematografia brasileira buscando entender de que maneira tem sido
alicerçado o imaginário social a identidade indígena e como essa construção
simbólica contribui para o apagamento dos povos e das culturas indígenas.
18/04, 19h - Introdução às bordas do cinema brasileiro, com catheus Hoffman
Um encontro para discutir
outras histórias dos cinemas brasileiros — pós-coloniais, de periferias, de
bordas, de cruzo, de pedreiro, de camelô, de pastor evangélico.
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